O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para esta quarta-feira (1/10) com o ministro das Cidades, Jader Filho. O segundo encontro da semana entre os dois ocorre logo após o governo federal bloquear R$ 2,4 bilhões da pasta, considerada uma das mais importantes em termos de entregas com apelo eleitoral.
Lula e Jader, segundo interlocutores, devem conversar sobre o eventual impacto do bloqueio em programas do Ministério das Cidades. Mesmo com o represamento dos recursos, o governo segue querendo lançar este ano a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada para reforma de residências.
A nova faixa de crédito deve beneficiar a classe média, setor visado pelo PT para pavimentar a reeleição de Lula em 2026. A ideia é que, se o programa for lançado logo, as pessoas devem sentir o resultado da política pública antes do pleito.
Leia também
-
Lula almoça com líder do PP na Câmara em meio a desembarque do governo
-
Lula dá aval para proposta que dá fim à obrigatoriedade de autoescola
-
Vieira diz que aceno de Trump a Lula mostra “nova disposição” dos EUA
-
Para Alckmin, empresários pedem “menos política” de Lula com Trump
A expectativa é que a verba seja desbloqueada a partir de novas receitas do governo federal. O Ministério das Cidades é a pasta mais afetada pelo bloqueio. Em seguida está a da Saúde, com R$ 1,8 bilhão represado.
O novo encontro também acontece às vésperas da viagem de Lula ao Pará, estado de Jader. O presidente deve fazer uma série de entregas no local e selar a saída do ministro do Turismo, Celso Sabino, do governo.
O titular da pasta pediu demissão a contragosto, por ordem do seu partido, o União Brasil, que cortou relações com o Planalto. Apesar disso, Sabino segue com planos de concorrer ao Senado pelo Pará com apoio de Lula.