Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado

Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nessa quarta-feira (29/10), uma lei que pretende fortalecer o combate ao crime organizado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30/10). A sanção vem dois dias após uma megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho que resultou na morte de mais de 120 pessoas, se tornando a mais letal da história.

A mudança na legislação já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional e aguardava sanção do presidente para se tornar lei.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Lula e LewandowskiFoto: Brenno Carvalho/O Globo Lula na MalásiaDivulgação: YouTube/Canal Gov Guilherme Boulos, Lula e Márcio MacêdoRicardo Stuckert / Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista coletiva com a imprensa na IndonésiaReprodução: YouTube/CanalGov Lula durante cerimônia de entrega de Cartas Credenciais falou sobre relações na América Latina e zona de pazReprodução: YouTube/CanalGov

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora”, diz Lula a Motta

TV
“Cria vergonha, Robinho!”, diz Lula ao defender que jogador cumpra pena por estupro no Brasil

Política
“Brasil não é mais uma democracia”, diz Eduardo Bolsonaro após prisão do pai

Política
“Crime contra a democracia não é passível de anistia”, diz Lindbergh sobre julgamento de Bolsonaro

Segundo o texto, a contratação de integrante de associação criminosa para cometimento de crime passa a ter pena de reclusão de 1 a 3 anos, que deverá se somar à penalidade do crime cometido.

O texto ainda prevê duas modalidades novas de crimes: obstrução de ações contra o crime organizado e conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado. Para ambos, as penas são de reclusão de 4 a 12 anos, além de multa. Nos dois casos, antes mesmo do julgamento, a prisão provisória do investigado deverá ser cumprida em estabelecimento penal federal de segurança máxima.

Além dessas alterações, a Lei nº 12.694 também foi modificada para incluir medidas de proteção pessoal destinadas a autoridades judiciais, membros do Ministério Público, policiais e outros profissionais das forças de segurança pública, tanto em atividade quanto aposentados.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: crime organizadoLulaPOLÍTICA