Moradores fecham AC-40 em protesto por más condições do Ramal da Galiléia e falta de transporte escolar

Foto: David Medeiros

Moradores do Ramal da Galiléia interditaram na manhã desta quinta-feira (2) os dois sentidos da rodovia AC-40, no trecho conhecido como Top-15, em protesto contra as más condições da estrada e a falta de transporte escolar na região. Apenas ônibus de linha foram liberados, enquanto o bloqueio causou congestionamento e buzinaço no local.

Segundo os manifestantes, a paralisação ocorre devido ao descaso da Prefeitura de Rio Branco. Uma das líderes do movimento, conhecida como ‘Baiana’, afirmou que já há recursos destinados ao ramal, mas as obras não avançaram. “Faz muito tempo que estamos atrás disso. Conversamos com o coronel Ulysses, que conseguiu uma verba boa para o ramal, que está no cofre da prefeitura. O senhor Eracides Caetano trouxe as máquinas, fez uma raspagem e depois foi embora. Estamos reivindicando que as máquinas voltem para saber o que será feito”, disse.

Foto: David Medeiros

Outro morador, Aroudo Monteiro Rodrigues, criticou a gestão municipal e a execução das obras. “O prefeito está mal assessorado. O chefe de terraplanagem não entende nada. Vou cobrar até que o ramal seja feito corretamente, com pessoal capacitado para terraplanagem e asfaltamento”, afirmou.

A falta de transporte escolar também gerou críticas. Rita de Cássia relatou que dezenas de crianças ficaram sem acesso à escola após a redução da frota: “Agora só um carro escolar atende 12 crianças, mas nosso ramal tem mais de 70 alunos. As demais têm que caminhar até 8 km na lama e no sol. Isso é injustiça”.

Foto: David Medeiros

A estudante Samili, moradora do ramal, contou que os alunos precisam se revezar para chegar à escola, muitas vezes sujos de barro, e temem perder conteúdo importante. “No final do ano, como vamos passar sem saber o conteúdo? Muitas crianças já têm mais de cem faltas”, disse.

O protesto segue como forma de pressionar a prefeitura a retomar as obras e garantir transporte escolar adequado para os estudantes da região.

Via Ac24Horas.

Categories: Cidades
Tags: DESTAQUE