MPAC apura bloqueio do Rio Iaco causado por toras de madeira em Sena Madureira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Sena Madureira, instaurou nesta quinta-feira (23) uma notícia de fato para investigar um possível bloqueio no curso do Rio Iaco, nas proximidades do Seringal Santa Clara. O caso teria sido provocado por uma madeireira que, segundo relatos, estaria utilizando toras de madeira no leito do rio, causando transtornos aos ribeirinhos da região.

A apuração teve início após a veiculação de uma reportagem denunciando a obstrução das águas. Diante disso, o promotor de Justiça Wendelson Mendonça expediu ofício à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, solicitando a abertura de inquérito policial para investigar o episódio. O Batalhão da Polícia Militar também foi acionado para informar se houve registro de ocorrência relacionado ao fato.

Como parte das medidas imediatas, o promotor se reuniu com o prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, para discutir possíveis soluções e garantir a rápida desobstrução do rio.

“Estamos apurando os fatos, pois não pode haver bloqueio do rio, ainda que a empresa possua licença ambiental para o manejo na área. Essa situação acaba funcionando como uma represa, dificultando o tráfego das embarcações e prejudicando a vida dos ribeirinhos. O objetivo inicial é que a própria empresa responsável faça a retirada do material e restabeleça o fluxo natural das águas”, afirmou Mendonça.

O procedimento segue em fase inicial, e o MPAC informou que, caso seja confirmada a responsabilidade da empresa, ela poderá responder pelas irregularidades ambientais e pelos danos causados à comunidade local.

Categories: SENA MADUREIRA
Tags: DESTAQUE