Início / Versão completa
Geral

“Nascer outra vez bem no meio da vida”: o mergulho de Tim Bernardes

Por Metrópoles 28/10/2025 01:27
Publicidade

Tim Bernardes, uma das vozes mais sensíveis da nova MPB, sobe ao palco do Festival Estilo Brasil em 8 de novembro, no Ulysses Centro de Convenções, trazendo a atmosfera reflexiva de Mil Coisas Invisíveis. Lançado em 2022 pelas gravadoras Coala Records e Psychic Hotline, o segundo álbum solo do artista paulistano levou quase dois anos para ser gestado — um período que ele define como “lírico e do coração”.

Publicidade

A crítica descreve frequentemente a audição do disco como folhear um livro. Bernardes chegou a afirmar em entrevista que o processo criativo “se parecia com o de montar uma antologia”, já que cada canção é um fragmento de um mesmo pensamento em transformação. Essa estrutura poética dá corpo a uma narrativa que atravessa tempo, lembrança e amadurecimento — ecos de Recomeçar (2017), seu trabalho anterior.

O disco é atravessado por uma reflexão sobre a passagem do tempo e a aceitação das mudanças. Logo na faixa inicial, “Nascer, Viver, Morrer”, ele canta o desejo de “nascer outra vez bem no meio da vida” — uma síntese das inquietações existenciais que guiam o álbum.

Em 58 minutos de duração, Bernardes cria um inventário emocional que alterna melancolia e lucidez. Mesmo nos momentos em que o ouvinte reconhece ecos de obras anteriores, o resultado é profundamente original e pessoal. Mil Coisas Invisíveis encanta pela densidade poética e pela “digestão compassada” de cada tema.

Publicidade

Com letras que variam entre o confessional e o filosófico, o álbum é, nas palavras do artista, uma tentativa de “tocar o invisível que existe nas coisas”. Ele transforma suas angústias e superações em arte, deixando marcas do que viu, sentiu e quis entender — um retrato lírico da vida em movimento, e no Estilo Brasil não seria diferente.

O Festival Estilo Brasil tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.

Compre seu ingresso

Programação:

Martinho da Vila
31 de outubro

Tim Bernardes
8 de novembro

Paralamas do Sucesso & Dado Villa-Lobos
Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos
21 de novembro

Compre seu ingresso

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.