Onda polar provoca tempo instável e possibilidade de temporais neste domingo no Acre

A chegada de uma onda polar deve mudar o tempo neste domingo (19) em todo o estado do Acre, deixando o clima instável e chuvoso, segundo o portal O Tempo Aqui. Em algumas regiões, as precipitações podem ser intensas e acompanhadas de temporais. O fenômeno também deve atingir o sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e áreas de selva do Peru.

Leste e Sul do Acre

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o avanço da massa polar deve provocar chuvas desde as primeiras horas do dia, com temperaturas mais baixas ao longo do domingo. Há alta probabilidade de chuvas fortes, com umidade relativa do ar variando entre 75% e 85% à tarde e chegando a 100% pela manhã. Os ventos sopram de sudeste, com intensidade fraca a moderada, mas podem ocorrer rajadas mais fortes em alguns períodos.

Centro e Oeste do Acre

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima deve continuar instável, porém mais quente e abafado. O sol aparece entre nuvens, e há previsão de chuvas isoladas, que podem ser intensas em pontos específicos. A umidade mínima deve ficar entre 55% e 65% à tarde, e a máxima, entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos devem soprar fracos a calmos, com rajadas moderadas vindas do sudeste, variando entre sul e leste.

Temperaturas previstas

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 19°C e 21°C, máximas entre 25°C e 27°C;

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 19°C e 21°C, máximas entre 24°C e 26°C;

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 20°C e 22°C, máximas entre 25°C e 27°C;

  • Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 20°C e 22°C, máximas entre 26°C e 28°C;

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 21°C e 23°C, máximas entre 29°C e 31°C;

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 30°C e 32°C;

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 30°C e 32°C.

De acordo com meteorologistas, o avanço da onda polar deve refrescar o clima em boa parte do Acre, especialmente nas regiões de fronteira e no Vale do Acre. Já o oeste do estado deve sentir menos os efeitos da frente fria, mantendo temperaturas mais elevadas e chuvas localizadas.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE