Durante uma fiscalização de rotina da “Operação Protetor dos Biomas VII”, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) desarticularam um esquema de transporte irregular de pescado na BR-364, na altura de Acrelândia. A abordagem, que aconteceu na tarde de segunda-feira (14), resultou na apreensão de cerca de 900 quilos de peixe.
A ação começou quando os militares, atuando com base em denúncias de crimes ambientais, interceptaram uma caminhonete com a carga coberta por lonas. Ao inspecionar o veículo, depararam-se com a grande quantidade de pescado. O condutor informou que a mercadoria pertencia a um passageiro, que se apresentou como pescador, mas não possuía nenhum documento que comprovasse a origem legal do produto.
A situação se agravou com as condições do transporte: a carga estava sem refrigeração adequada, utilizando apenas uma quantidade insuficiente de gelo e envolta em lonas plásticas, configurando um risco à saúde pública. Outro elemento que chamou a atenção foi a descoberta de mais de R$ 10 mil em espécie no interior do veículo. Os indivíduos foram autuados e conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.