O Ministério Público do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação Vanilla Sky, em Feijó, com o apoio da Polícia Militar do Acre. A ação tem como foco o combate a organizações criminosas com forte presença no município.
Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, após investigações que apontaram a existência de uma estrutura criminosa organizada na região. Além disso, foram feitos dois flagrantes, com a apreensão de uma arma de fogo, drogas e relógios.
As equipes realizaram diligências em vários pontos da cidade, com o objetivo de prender integrantes do grupo e apreender materiais ligados às atividades ilícitas. Ao todo, participaram 44 policiais militares, além de promotores de Justiça e servidores do MPAC, atuando de forma conjunta para desarticular núcleos operacionais de uma facção com ramificações em diferentes áreas de Feijó.
As investigações do Gaeco começaram a partir da análise de dados apreendidos com membros do Comando Vermelho, que revelaram a atuação coordenada do grupo, incluindo tráfico de drogas e estratégias de expansão territorial.
“A Operação Vanilla Sky representa mais um passo no enfrentamento ao crime organizado no interior do estado, reforçando o compromisso do Ministério Público com a segurança e a justiça”, destacou a promotora de Justiça Maísa Arantes Burgos, integrante do Gaeco.
O MPAC informou que continuará acompanhando o andamento das diligências e novas medidas judiciais poderão ser adotadas conforme o avanço das investigações.
A população pode colaborar com o combate ao crime organizado por meio do canal Investigador Cidadão, que recebe denúncias anônimas pelo WhatsApp (68) 99993-2414. É possível enviar fotos, vídeos ou áudios, com total garantia de sigilo e segurança.