Início / Versão completa
ENTRETENIMENTO

Opinião: Autores veteranos sempre trabalharam junto com a imprensa para bombar novelas

Por Portal Leo Dias 03/10/2025 10:26
Publicidade

Recentemente, falei aqui sobre o excesso de segredo que a Globo adota hoje em relação às suas novelas — e como esse silêncio pode estar afastando o público. Há alguns anos, a emissora, inclusive, passou a ameaçar funcionários e colaboradores que vazassem informações sobre as tramas para a imprensa. Mas existe um ponto que ajuda a entender ainda mais essa mudança de cenário: o papel dos autores.

Publicidade

Os grandes novelistas da Globo, especialmente os veteranos, sempre souberam da importância de ter os jornalistas que cobrem a área como parceiros. Manoel Carlos, por exemplo, era mestre nessa relação. Conhecia cada colunista pelo nome, enviava material com antecedência e fazia questão de antecipar os rumos de suas tramas para jornalistas e críticos. Ele entendia que a novela só ganhava força quando estava em todas as conversas — na TV, nos jornais, nas revistas e no boca a boca.

Leia Também

Carla Bittencourt
Opinião: “Vale Tudo” tem publicidade mal inserida, sabão em pó rouba a cena e drama vira piada

Publicidade

Carla Bittencourt
Opinião: Nem roteiro furado apaga o impacto de cena histórica de “Vale Tudo”

Carla Bittencourt
Opinião: Por que o excesso de segredo pode estar afastando o público das novelas?

Carla Bittencourt
Carolina Dieckmmann e Alexandre Nero gravam fuga e prisão de Leila e Marco Aurélio em “Vale Tudo”

Silvio de Abreu também seguiu essa linha. Adepto de comentar suas histórias, explicava suas intenções, dava pistas e criava expectativa. O mesmo vale para Aguinaldo Silva, que em sua primeira passagem pela Globo sempre buscou essa conexão com a imprensa. E não foram só eles: muitos autores, em maior ou menor medida, adotaram essa prática, sabendo que o “circo da novela” funciona melhor quando há espetáculo dentro e fora da tela.

O contraste com os dias atuais é gritante. Hoje, até os autores que ainda acreditam nesse elo vivem na encolha, sem poder falar abertamente sobre o que planejam. A blindagem da emissora impede que esse diálogo se estabeleça. E agora, com a Globo chegando ao ponto de ameaçar por escrito processar quem divulgar detalhes dos capítulos finais de “Vale Tudo”, o clima de medo só aumenta. Fontes tradicionais da imprensa, que antes alimentavam a curiosidade do público, estão cada vez mais receosas de abrir a boca.

É claro que o segredo tem seu valor. A surpresa é parte do jogo. Mas os veteranos sabiam que o suspense não se constrói apenas escondendo — ele também nasce da provocação, da insinuação, da conversa que se espalha antes da cena ir ao ar. Ao barrar esse processo, a Globo abre mão de uma das engrenagens que sempre fizeram a novela ser um fenômeno cultural: o fato de ser comentada, discutida e antecipada em todas as rodas.

No fim das contas, talvez o grande ensinamento dos veteranos seja simples: novela não se faz só para ser assistida; novela se faz para ser comentada. E para isso, a imprensa nunca foi inimiga — sempre foi aliada. Hoje, ao tratar jornalistas como ameaça em vez de parceiros, a Globo corre o risco de matar não apenas os spoilers, mas também parte da magia que transformava novela em acontecimento nacional.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.