A Netflix estreia nesta quarta-feira (29/10) a série “Os Donos do Jogo”, uma imersão no universo do jogo do bicho que revela os bastidores de um império criminal marcado por luxo, lealdade e violência. A trama retrata as disputas entre famílias que dominam o submundo das apostas ilegais no Rio de Janeiro, combinando personagens fictícios com referências a fatos e figuras reais.
A pergunta que fica é: afinal, o que é inspirado na realidade e o que foi criado pela ficção?
Veja as fotosAbrir em tela cheia Juliana Paes e Xamã estão no elenco da série “Os Donos do Jogo”, que estreará na NetflixDivulgação/Aline Arruda/ Netflix Xavier (Otavio Muller), Galego Fernandez (Chico Diaz), Leila Fernandez (Juliana Paes) e Santiago Fernandez (Henrique Barreira)Divulgação/Aline Arruda/ Netflix Tuca Andrada e Bruno Mazzeo interpretam Marcinho e Renzo na série “Os Donos do Jogo”Divulgação/Aline Arruda/ Netflix Xamã, Giullia Buscacio, Mel Maia e Roberto Pirillo interpretam Búfalo, Suzana Guerra, Mirna Guerra e Jorge GuerraDivulgação/Aline Arruda/ Netflix Igor Fernandez, Adriano Garib, André Lamoglia, Pedro Lamin e Ruan Aguiar estão no elenco da sérieDivulgação/Aline Arruda/ Netflix
Voltar
Próximo
Leia Também
Carla Bittencourt
“Os Donos do Jogo”: Mel Maia ganha papel de protagonista forte, desafiadora e inédita
Carla Bittencourt
Após “Família É Tudo”, Henrique Barreira assina com a Netflix para fazer “Os Donos do Jogo”
TV
“Os Donos do Jogo”: atriz de série da Netflix fala sobre parceria com Xamã e cenas intensas
Dirigida e criada por Heitor Dhalia, a série nasceu de uma pesquisa detalhada sobre o tema. Em entrevista à BBC Brasil, o diretor explicou que a equipe mergulhou em depoimentos de policiais, especialistas e pessoas ligadas ao jogo do bicho para dar autenticidade à narrativa.
“É ficção, mas com um grau de verossimilhança bastante alto. Entendemos que, para traduzir um universo complexo como esse, precisávamos de uma pesquisa muito fundamentada”, afirmou.
O enredo acompanha Profeta (André Lamoglia), herdeiro de uma família de bicheiros de Campos dos Goytacazes, que decide expandir seus negócios para o Rio. Na tentativa de conquistar espaço na capital, ele se infiltra entre grupos rivais e descobre que o poder no submundo tem seu preço.
Com um elenco de peso, Juliana Paes, Xamã, Mel Maia, Giullia Buscacio, Chico Diaz e Bruno Mazzeo e uma estética cinematográfica, “Os Donos do Jogo” promete retratar as engrenagens do crime e do poder sob uma ótica rara na teledramaturgia brasileira.
Na ficção, o jogo do bicho é controlado por clãs como os Guerra, comandados por Búfalo (Xamã), ex-lutador de MMA que assume os negócios após se casar com Suzana (Giullia Buscacio), mas a paz dura pouco. Mirna (Mel Maia), irmã de Suzana, também tem ambições e entra na disputa pelo comando da contravenção.
A história, apesar de inspirada em fatos reais e fundamentada em anos de pesquisa sobre o tema, é uma ficção. A trama central de “Os Donos do Jogo” é uma invenção, ainda que com um fundo de verdade. Ou seja, os personagens não retratam situações que realmente aconteceram fora da ficção, nem bicheiros reais.