Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (8/10) aponta que, em Minas Gerais, 36,5% da população votaria em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 31,5% escolheriam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de ele estar inelegível, para a Presidência do Brasil. Os números indicam uma pequena vantagem para o petista, devido à margem de erro, que é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa ouviu 1505 eleitores em 68 municípios mineiros de 1º a 5 de outubro de 2025.
Na amostra espontânea, Lula aparece com 19,5% e Bolsonaro, com 15,1%. Bolsonaro está inelegível por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Além disso, a condenação do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 27 anos e 3 meses de prisão, vem acompanhada de um novo período de oito anos de inelegibilidade.
Leia também
-
Genial/Quaest: 49% veem Lula mais forte após encontro com Trump na ONU
-
Genial/Quaest: governo Lula tem 49% de desaprovação e 48% de aprovação
-
Paraná Pesquisas: Bolsonaros têm a preferência do eleitorado do Acre
-
Paraná Pesquisas: Rio Grande do Norte prefere Lula em qualquer cenário
Lula x Zema
A pesquisa também coloca um cenário sem Bolsonaro e com o governador de Minas, Romeu Zema, que lançou-se pré-candidato à Presidência, no páreo. Na amostra estimulada, Lula, com 36,6%, bateria Zema, com 24,1%.
As posições se inverteriam no caso de um segundo turno entre os dois candidatos: 47,7% dos mineiros votariam em Zema e 39,2%, em Lula.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas pessoais, realizadas entre os últimos dias 1º e 5 de outubro.
Ao todo, mais de mil eleitores em 68 municípios foram entrevistados. A amostra apresenta um nível de confiabilidade de 95,0%.