O Ministério da Educação (MEC) paga nesta quinta-feira (2) a sétima parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 para os estudantes nascidos em julho e agosto.
O benefício é voltado para alunos do ensino médio da rede pública regular e também para quem estuda na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos pagamentos, cerca de 3,5 milhões de estudantes vão receber os R$ 200 até a próxima segunda-feira (6). Para ter direito ao valor, o MEC reforça que é necessário manter pelo menos 80% de presença nas aulas.
O depósito da sétima parcela segue um cronograma conforme o mês de nascimento do estudante:
-
Janeiro e fevereiro: 29 de setembro
-
Março e abril: 30 de setembro
-
Maio e junho: 1º de outubro
-
Julho e agosto: 2 de outubro
-
Setembro e outubro: 3 de outubro
-
Novembro e dezembro: 6 de outubro
Onde o dinheiro cai
O valor é depositado em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente no nome do estudante. Quem tem 18 anos ou mais pode movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.
No caso dos menores de idade, é preciso que o responsável autorize a movimentação da conta — o consentimento pode ser feito no aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
Além disso, no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, é possível acompanhar o status dos pagamentos, regras do programa e informações escolares.
O MEC lembra que não é necessário se inscrever: todo aluno que cumpre os critérios é incluído automaticamente no programa.