A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (2), a Operação Discórdia, com o objetivo de combater crimes de ódio e abusos sexuais contra crianças e adolescentes praticados pela internet. Entre os crimes investigados estão a incitação à automutilação, estupro virtual de vulnerável, e a produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.
A investigação teve início neste ano, após a identificação de grupos em aplicativos de comunicação que promoviam desafios online, incentivando crianças e adolescentes a se automutilarem ou praticarem atos libidinosos. Esses atos eram gravados e compartilhados entre os envolvidos.
Nesta fase da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Boca do Acre (AM), autorizados pela Justiça Estadual do Amazonas. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por armazenar conteúdo pornográfico infantojuvenil em seu celular. A investigação segue para identificar outros suspeitos e possíveis coautores dos crimes.
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis acompanharem e orientarem os filhos tanto no mundo virtual quanto no físico, adotando medidas como:
-
Conversar sobre os perigos da internet;
-
Ensinar o uso seguro de redes sociais, aplicativos e jogos;
-
Observar mudanças de comportamento, como isolamento ou sigilo excessivo com celular e computador;
-
Ensinar como agir diante de contatos inadequados, reforçando que podem e devem pedir ajuda.
A PF alerta que prevenção e informação são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.