Usuários do Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), reclamam de instabilidade nos serviços da plataforma na manhã desta segunda-feira (20/10).
De acordo com dados do site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços on-line, as primeiras reclamações de usuários sobre o funcionamento do Pix foram registradas ainda na madrugada, por volta das 4 horas (pelo horário de Brasília).
O pico de notificações até o momento ocorreu às 11h36, com 176 reclamações.
Leia também
-
Saiba o que é AWS, plataforma da Amazon que ficou instável nesta 2ª
-
Após apagão, operações da nuvem da Amazon voltam a funcionar
-
Veja quais sites e apps foram afetados pelo apagão da nuvem da Amazon
-
App da 99 fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta quarta
Instabilidade pode ter relação com “apagão” na Amazon
Até o momento, ainda não se sabe o motivo da instabilidade no sistema do Pix para alguns usuários. É possível que os problemas tenham ligação com a queda da Amazon Web Services (AWS) – a subsidiária da Amazon e a plataforma responsável por prover infraestrutura digital sob demanda.
O AWS oferece serviços como armazenamento de dados, hospedagem de sites, redes, bancos de dados, inteligência artificial, machine learning e cibersegurança. Tudo isso de forma remota, por meio da nuvem, permitindo que empresas operem seus negócios on-line, sem a necessidade de manter servidores físicos.
Um “apagão” nesta segunda-feira afetou o sistema e causou instabilidade em diversos sites e aplicativos ao redor do mundo, entre os quais Snapchat, Roblox, Perplexity, Prime Video, entre outros. Segundo a Amazon, a situação já está praticamente normalizada.
Até o momento, o Banco Central (BC) não se manifestou sobre a instabilidade relatada por usuários do Pix.