A Polícia Civil cumpriu, na manhã deste domingo (26), mandados de busca e apreensão na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A ação foi autorizada pela Vara de Plantão da Comarca de Rio Branco e faz parte das investigações sobre o caso do bebê José Pedro, que foi declarado morto pela equipe médica da unidade, mas apresentou sinais de vida durante o próprio velório, no sábado (25), no Cemitério Morada da Paz, no bairro Calafate.
De acordo com informações apuradas pelo ac24horas, a investigação está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou um inquérito para esclarecer os fatos. Os agentes recolheram materiais e documentos que possam contribuir com a apuração do caso.
A Justiça autorizou o acesso ao prontuário médico da criança e da mãe, Sabrina Sousa, além da relação completa dos profissionais que estavam de plantão na unidade no dia do ocorrido. As imagens das câmeras de segurança também foram solicitadas e devem ser anexadas à investigação.
O caso do recém-nascido, que nasceu prematuro com apenas cinco meses de gestação, gerou grande repercussão em todo o Acre e motivou uma série de medidas por parte das autoridades para esclarecer o ocorrido e garantir a responsabilização, caso haja indícios de negligência.