No último domingo (19), a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Marechal Thaumaturgo, realizou uma ação integrada com as forças de segurança do município que resultou na prisão de quatro homens acusados de tortura e posse de entorpecentes.
A operação foi desencadeada após denúncias de que integrantes de uma facção criminosa local teriam aplicado uma “disciplina” — termo usado por grupos criminosos para punições internas — em um morador da comunidade Triunfo, acusado de furtos na região.
Segundo relatos de populares, os suspeitos tentaram fugir de barco em direção à sede do município. Equipes da Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio do Exército Brasileiro, montaram uma interceptação fluvial e conseguiram abordar as embarcações, prendendo os envolvidos.
O delegado responsável pelo caso, Marcílio Laurentino, explicou que a vítima tentou alterar seu depoimento, mas as evidências físicas e testemunhais confirmaram a agressão. “A vítima apresentava lesões evidentes nas costas, provocadas por instrumento contundente, e três dos conduzidos confessaram o crime. As provas foram suficientes para caracterizar a tortura”, afirmou.
Um dos detidos foi flagrado com quatro invólucros de skunk. Ele negou envolvimento com os demais suspeitos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
Os outros três presos permanecem à disposição da Justiça e devem passar por audiência de custódia nesta terça-feira (21).