O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), tem reforçado o atendimento técnico aos produtores rurais de Sena Madureira, com foco na emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). O documento é essencial para que agricultores familiares tenham acesso a programas de incentivo, crédito e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor.
Desde o dia 20 de outubro, as equipes do escritório local da Seagri têm realizado atendimentos presenciais e visitas às propriedades, orientando os produtores sobre a regularização documental e os benefícios do CAF. Nesse período, cerca de 100 cadastros já foram emitidos no município, evidenciando o empenho do governo em levar assistência técnica e cidadania ao campo.
O CAF é fundamental para que os agricultores familiares possam acessar linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de outros programas de apoio à produção, comercialização e melhoria da infraestrutura rural.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, José Luís Tchê, a ação reforça o compromisso do governo em estar próximo dos produtores:
“Nossa missão é facilitar e dar dignidade ao produtor rural. O CAF é o documento que permite acesso a crédito, como o Pronaf. Além de atendê-los nos escritórios, estamos indo até eles, orientando e facilitando o processo. É o nosso governo cada vez mais próximo das pessoas.”
Os atendimentos em Sena Madureira seguem ao longo desta semana, tanto no escritório da Seagri quanto nas propriedades rurais do município. A iniciativa visa reduzir a burocracia, fortalecer a produção local, gerar renda e promover inclusão produtiva nas comunidades do interior, integrando os agricultores às políticas públicas de desenvolvimento do estado.