Sesacre, em nota, afirma que todos os protocolos de reanimação foram seguidos em bebê declarado morto

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou neste sábado (25) que abriu um procedimento interno para apurar as circunstâncias envolvendo o recém-nascido prematuro extremo que foi inicialmente declarado sem sinais vitais na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, e que, horas depois, apresentou sinais de vida durante o sepultamento no Cemitério Morada da Paz, no bairro Calafate. O caso viralizou nas redes sociais ao longo do final de semana.

Segundo nota oficial da direção da maternidade, o bebê nasceu por parto normal, na noite de sexta-feira (24), e o óbito foi constatado após a aplicação de todos os protocolos de reanimação previstos para casos de parada cardiorrespiratória neonatal. “Todos os protocolos de reanimação foram rigorosamente seguidos pela equipe multiprofissional, e o óbito foi constatado e comunicado à família”, informou o documento, assinado pela diretora da unidade, Simone Prado.

Cerca de 12 horas após o parto, já fora da maternidade, o bebê, classificado como prematuro extremo, apresentou sinais vitais e foi imediatamente levado de volta à unidade de saúde. Atualmente, a criança permanece em estado gravíssimo, recebendo cuidados intensivos e acompanhamento contínuo da equipe médica e de enfermagem no Hospital da Criança.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Sesacre ressaltou que a apuração interna será conduzida com transparência e responsabilidade. A direção da maternidade e a Secretaria de Saúde também manifestaram solidariedade à família e reafirmaram o compromisso com ética, humanização e segurança no atendimento, colocando-se à disposição dos órgãos competentes para garantir que todas as ações sejam transparentes.

A direção da unidade e toda a equipe manifestam profunda solidariedade à família neste momento delicado e reafirmam o compromisso com a ética, a humanização e a segurança no atendimento”, conclui o comunicado.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE