Daqui a um ano, em 4 de outubro de 2026, os brasileiros irão às urnas para o 1º turno das eleições gerais, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Diante da proximidade do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início à contagem regressiva e às ações preparatórias.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (3), durante uma reunião na sede do Tribunal, em Rio Branco, que reuniu magistrados e servidores para discutir temas como regularização do título de eleitor, logística de transporte, acesso a regiões isoladas e segurança no dia da votação.
A presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, destacou que o próximo pleito será mais desafiador por envolver seis cargos diferentes, o que torna o processo mais demorado e complexo.
“Precisamos, estrategicamente, nos preparar. E, dentre essa preparação, nos preocupamos com os riscos de o eleitor não votar. Nos locais de difícil acesso, estamos realizando eventos itinerantes para levar atendimento até o cidadão e garantir que todos possam participar do processo eleitoral”, afirmou a magistrada.
Waldirene lembrou ainda que o prazo para regularizar o título de eleitor segue até o início de maio de 2026. Após essa data, quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral ficará impedido de votar.
“Até o fechamento do nosso cadastro, a Justiça Eleitoral está aguardando o eleitor. É um processo rápido e simples”, reforçou.
Além das ações presenciais, o TRE-AC vem utilizando o BIOZAP, ferramenta criada pela área de tecnologia do tribunal, para comunicar a população sobre atendimentos itinerantes realizados em universidades, praças e comunidades distantes.
“Quando vamos a um determinado local, fazemos um chamamento pelo BIOZAP. Informamos que não é trote nem fraude, apenas o aviso do nosso atendimento. Basta apresentar um documento com foto”, explicou a presidente.
A Justiça Eleitoral também lembrou que o voto é obrigatório para eleitores maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, bem como para idosos com mais de 70 anos.
Com a contagem regressiva oficialmente iniciada, o TRE-AC reforça o chamado para que todos os eleitores regularizem sua situação eleitoral e participem ativamente do processo democrático em 2026.