Vídeos divulgados na tarde deste domingo (26) mostram o momento em que um helicóptero Cabri G2, da fabricante Guimbal, caiu em um pesqueiro na cidade de São Roque (SP). A aeronave, fabricada em 2025, tinha capacidade para duas pessoas e operava dentro das condições regulares de navegabilidade.
As imagens mostram o helicóptero rodopiando em parafuso antes da queda. Em um dos vídeos, é possível ver pessoas correndo e se movimentando ao fundo logo após o acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e o passageiro já haviam sido resgatados quando as equipes chegaram ao local. O socorro foi realizado com o auxílio de um barco. Apenas o piloto sofreu escoriações em uma das mãos; o passageiro não teve ferimentos.
O acidente ocorreu a cerca de 300 metros de um heliponto, e a aeronave havia partido de Jundiaí. O pesqueiro, localizado na Estrada do Vinho, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
Até às 17h deste domingo, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros permaneciam no local, e o helicóptero ainda não havia sido retirado da água. Não há informações sobre as causas do acidente.
Cenipa investiga
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foi acionado para realizar a investigação inicial do caso.
“A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e da necessidade de identificar os fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do Cenipa, acessível a toda a sociedade”, afirmou o órgão.