Abuso, candidíase e cura: Giovana Cordeiro explica como ressignificou traumas

Abuso, candidíase e cura: Giovana Cordeiro explica como ressignificou traumas

Atenção: a matéria a seguir traz conteúdos sensíveis e pode ocasionar gatilhos sobre estupro, violência contra a mulher e violência doméstica. Caso você seja vítima deste tipo de violência ou conheça alguém que passe ou já tenha passado por isso, procure ajuda e denuncie. Ligue para o 180.

Giovana Cordeiro foi presença confirmada no Halloween GG, no Rio de Janeiro, promovido por Giovanna Lancellotti e Gabriel David no último sábado (1º/11). Para Monique Arruda, do portal LeoDias, ela relembrou o abuso vivido quando tinha 18 anos, por um colega de trabalho, assim como a candidíase, algo que classificou como emocional. A atriz contou como ressignificou seus traumas para ajudar outras mulheres.

Ela iniciou: “Era um assunto que eu demorei muito para compreender a gravidade dele, o que tinha sido, dar nome às coisas. Depois eu demorei para me curar. Aí depois demorei pra conseguir expor isso pras pessoas próximas, à minha família, os meus amigos. Eu passei por todas essas etapas até conseguir falar isso.”

Veja as fotosAbrir em tela cheia Giovana CordeiroReprodução portal LeoDias/ montagem Bárbara (Giovana Cordeiro) em “Dona de Mim”Divulgação/Globo Giovana CordeiroReprodução

Voltar
Próximo

“E é difícil falar sobre isso, é difícil ouvir, é difícil remexer nessas histórias todas. O meu, falando sobre a candidíase, tinha um fundo emocional por conta de um abuso que eu tinha sofrido há uns anos. E meu corpo respondeu dessa maneira. Só depois que eu entendi isso e me dei ferramentas para me curar que esses sintomas passaram e eu nunca mais tive nada”, continuou.

Ela acreditava que a mente produzia situações para protegê-la. “Quando eu resolvi abrir minha história, muitas pessoas questionaram, perguntando: ‘Ah, mas por que vai falar agora?’ Porque as pessoas ficam achando que tudo é pra gente se promover. Mas o meu intuito era pra falar sobre cura mesmo. Eu não queria falar sobre a violência em si”, afirmou.

“Porque a gente já sabe que ela [violência] acontece, a gente já conhece esses gatilhos, a gente já entende, a gente precisa entender muitas coisas ainda sobre isso. Mas isso a gente já está falando. Eu queria falar sobre a cura, sobre a possibilidade da gente. E é isso que me interessa, na verdade. Não abrir uma experiência que foi íntima, particular, dolorosa, difícil”, prosseguiu.

A atriz contou que quis destacar a cura após o ocorrido:

Eu quis falar sobre possibilidade, eu quis falar para as mulheres que estavam vivendo sobre isso, eu quis falar sobre uma segunda chance, como é que a gente ressignifica o trauma. Pra mim, agora, me interessa mais esse ponto. E também o acolhimento.

Na novela “Dona de Mim”, a personagem da anfitriã da noite, Giovanna Lancellotti sofre violência sexual, e Giovana Cordeiro comentou sobre as cenas: “A novela falou muito sobre isso. Como uma vítima de violência sexual é acolhida na sociedade. Ou não. Ela foi na delegacia e na hora de dar o depoimento, ela era questionada.”

“Nos amigos, ela não era acolhida. Foi muito legal, eu fiquei muito preocupada quando eu vi isso, porque é sempre difícil a gente tocar nesse assunto. E tem que ser muito cuidadoso, muito cauteloso. E eu acho que a Rosane [Svartman, autora da novela] e todos os colaboradores fizeram isso muito bem. Eu fiquei muito orgulhosa quando eu vi”, opinou e elogiou a atuação de Lancellotti.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: FamososGiovana Cordeiro