Acre negocia parceria com a Microsoft na COP30 para aplicar inteligência artificial em ações ambientais e de inovação

Foto: Ana Thaís Cordeiro/Sema

Durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), se reuniu com representantes da Microsoft para alinhar os próximos passos de uma parceria voltada ao uso de tecnologia e inteligência artificial (IA) em políticas públicas ambientais, inovação sustentável e capacitação profissional.

O encontro marcou o início da formalização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que prevê a oferta de cursos e programas de capacitação em IA, além do desenvolvimento de soluções digitais para aprimorar a gestão ambiental e fortalecer a governança pública no estado. Também foi definida a realização de uma nova reunião técnica para ajustar o plano de trabalho e preparar a cerimônia oficial de assinatura do termo.

Foto: Ana Thaís Cordeiro/Sema

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, a parceria representa um passo importante na modernização da gestão ambiental no Acre. “Nos reunimos com a Microsoft para firmar parcerias e trazer cursos de inteligência artificial voltados para as questões ambientais. Esse será um avanço importante, unindo tecnologia e sustentabilidade para fortalecer a governança climática e tornar o Acre mais preparado para os desafios do futuro”, destacou.

O vice-presidente de Relações Governamentais e Corporativas da Microsoft, Elias Abdala Neto, afirmou que a iniciativa reforça o papel da tecnologia como aliada das metas de sustentabilidade. “É muito importante essa aproximação com o governo do Acre. A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social, especialmente em um estado com tanta riqueza ambiental e potencial de inovação”, ressaltou.

Foto: Ana Thaís Cordeiro/Sema

Já o diretor de Negócios da Codex, empresa parceira especializada em governança de dados e meio ambiente, Venicios Santos, avaliou que a cooperação é um marco para o Acre. “Essa parceria representa um avanço significativo não apenas tecnológico, mas também de inovação na gestão pública. Ela abre novas possibilidades para modernizar os serviços e torná-los mais ágeis e eficientes, conectados às necessidades da população”, afirmou.

O encontro contou ainda com a presença da presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Jaksilande Araújo; da chefe do Departamento de Biodiversidade da Sema, Marilene Brasil; e do diretor de Relações Governamentais da Microsoft, Márcio Gonçalves. A iniciativa reforça o compromisso do Acre com o uso de tecnologia, inovação e sustentabilidade como pilares do desenvolvimento ambiental e econômico do estado.

Via Agência de Notícias do Acre.

Categories: ACRE