Nesta quarta-feira (26/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina em dose única contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A população de 12 a 59 anos será vacinada com a Butantan-DV será vacinada na primeira etapa. As informações são da CBN.
A vacina mostrou eficácia geral em 74,7% dos pacientes, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% contra hospitalizações pela doença.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Anvisa aprova dose única de vacina contra dengue desenvolvida pelo ButantanFoto: Foto: Instituto Butantan/Divulgação Mosquito da dengueFoto de Raquel Portugal e Rodrigo Méxas Fiocruz Imagens Reprodução bvsms.saude.gov.br
Voltar
Próximo
Leia Também
Vida e Estilo
Dengue: onde tomar a vacina, quanto custa e como o governo está controlando a situação
Famosos
Ana Maria revela que seu filho pegou dengue e que ficou uma semana de cama
Saúde
Anvisa aprova dose única de vacina contra dengue desenvolvida pelo Butantan
Famosos
Após diagnóstico de Dengue, Virginia desabafa: “Meu pior momento”
O imunizante será adicionado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) com início da aplicação ainda a ser definido pelo Ministério da Saúde.
Antes da aprovação, o Butantan iniciou a produção no parque industrial e hoje conta com um milhão de doses para serem repassadas. O Instituto também fez parceria internacional com a empresa chinesa WuXi para aumentar a produção. Desta forma, no segundo semestre de 2026, poderão ser entregues cerca de 30 milhões de doses.
A aprovação da vacina aconteceu após cinco anos de acompanhamento com voluntários do ensaio clínico de fase três, encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entre 2016 e 2024, o estudo avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros.
A vacina é composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue e se mostrou segura e eficaz tanto em pacientes com infecção prévia como naqueles que nunca tiveram contato com o patógeno. A reações, na maioria das vezes, foram leves e moderadas: dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.
Aplicação única
A Butantan-DV é a única do mundo de aplicação única, com potencial de facilitar a aceitação das pessoas e a logística da campanha. Estes resultados foram documentados em um relatório publicado em 2018 por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines e Immunothereapeutics.
A ideia também é ampliar a faixa etária de aplicação para o público infantil e acima dos 60 anos. A Anvisa já concedeu aprovação para avaliar a vacina na população de 60 a 79 anos. Outros dados deverão também ser coletados para avaliar a inserção das crianças de 2 a 11 anos nas recomendações, com estudos comprovando a seguridade nesta faixa de idade.
No ano passado, 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, quatro vezes mais do que em 2023, segundo o Ministério da Saúde.
Neste ano de 2025, até meados de novembro, foram notificados 1,6 milhão de casos prováveis. Desde o começo dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença.