Brasileiros lançarão satélites educacionais em missão da SpaceX

Brasileiros lançarão satélites educacionais em missão da SpaceX

Uma constelação de satélites educacionais fabricados por estudantes brasileiros será enviada ao espaço nesta terça-feira (11/11). O voo será operado pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, através do foguete Falcon 9. O lançamento será feito na Base de Vandenberg, na Califórnia (EUA).

Os satélites ajudarão a obter mais informações sobre características espaciais e da Terra. O diferencial do projeto da empresa brasileira Ideia Space — voltada para tecnologia educacional e espacial — é a metodologia, que envolveu estudantes diretamente na montagem e integração dos equipamentos.

Os três satélites que formarão a constelação foram construídos por alunos no Brasil, Arábia Saudita e Azerbaijão. As missões internacionais foram realizadas por meio de parcerias com a Agência Espacial do Azerbaijão (Azercosmos) e a Agência Espacial Saudita (SSA, na sigla em inglês).

“Este lançamento prova que o talento brasileiro pode ir da sala de aula direto para a órbita”, destaca o Co-CEO da Ideia Space, Leonardo Souza.

2 imagensFechar modal.1 de 2

O equipamento será lançamento nesta terça-feira (11/11)

Divulgação/Ideia Space 2 de 2

Além de brasileiros, estudantes sauditas e azerbaijanos também participaram da montagem

Divulgação/Ideia Space

Pesquisa espacial

Dentro dos equipamentos há sensores para monitorar a umidade do ar, coletar dados do solo para o agronegócio e medir dados de clima espacial.

A empresa pretende lançar mais cinco satélites educacionais  ao espaço até o final de 2025. “Mais do que ensinar sobre o espaço, estamos permitindo que os alunos o vivenciem. Eles projetam, constroem e operam seus próprios satélites”, afirma Souza.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Categories: Geral
Tags: BRASILCiênciaespaço