YacoNews

Caminhoneiro baleado ao tentar recuperar bicicleta roubada morre após uma semana internado no Pronto-Socorro de Rio Branco

O caminhoneiro Smayle Maciel de Abreu, de 39 anos, teve a morte confirmada nesta quarta-feira (26) após uma semana internado no Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele foi baleado na cabeça no dia 18 de novembro, enquanto tentava recuperar uma bicicleta que havia sido roubada horas antes.

A confirmação da morte foi dada ao g1 por sua esposa, Lorrana Mello, que relatou o momento doloroso.
“Ele passou por dois testes ontem e não teve reação. O último foi hoje, meio-dia, e não apresentou nenhuma atividade cerebral”, contou, emocionada. A família autorizou a doação de órgãos. “Cinco pessoas vão viver através dele”, disse Lorrana.

Smayle e Lorrana estavam juntos há 16 anos, tinham dois filhos e ela está grávida de três meses. O caminhoneiro havia retornado de Santa Catarina para o Acre para cuidar do pai doente.

A bicicleta que motivou toda a tragédia havia sido montada por Smayle peça por peça e sequer estava realmente à venda. A postagem oferecendo o item tinha sido feita em um momento de estresse dias antes, após uma situação envolvendo o filho.

No domingo (16), um jovem entrou em contato oferecendo comprar a bicicleta e pagar R$ 50 a mais pela entrega em um posto de gasolina próximo ao Arena da Floresta. O casal foi ao local e ali encontraram o adolescente descrito como tendo cerca de 15 anos.

Após testar a bicicleta e elogiar o estado do veículo, o jovem pediu para dar outra volta e fugiu pedalando. Desesperados, o casal acionou a polícia e compartilhou a foto da bicicleta em grupos de ciclistas. Foi ali que souberam que o garoto já teria envolvimento em outros furtos semelhantes.

Com base em pistas repassadas por integrantes do grupo, Smayle decidiu tentar recuperar a bicicleta indo ao endereço indicado, no bairro Santo Inês, no dia 18. Ele ficou por horas dentro do carro, acreditando que poderia acionar a polícia assim que visse o adolescente.

Segundo Lorrana, ele jamais imaginou que poderia estar em perigo.
“Se ele visse risco, você acha que iria sozinho e desarmado? Ele não saiu de dentro do carro”, afirmou.

Por volta das 16h20, moradores acionaram a polícia após ouvirem um tiro. Smayle foi encontrado ferido dentro do veículo. Ele teria sido atingido na nuca e ainda tentou dirigir para fugir.

A esposa desabafou sobre boatos envolvendo o nome do caminhoneiro:
“Meu marido vivia na estrada, sustentava a família. Se fosse faccionado, estaria lá sozinho esperando o menino? É difícil ouvir esse tipo de coisa sobre alguém que eu conheço há tantos anos.”

Os últimos dias

O tiro atravessou a cabeça e ficou alojado no rosto. Smayle permaneceu em coma induzido, respirando por aparelhos, com inchaço cerebral e sem possibilidade de cirurgia devido à posição do projétil.

Após sete dias de luta, ele não resistiu.

A família agora aguarda os trâmites para a doação de órgãos e para a liberação do corpo. A Polícia Civil segue investigando o caso, que chocou moradores e reacendeu debates sobre insegurança e a atuação de menores em crimes na capital acreana.

Sair da versão mobile