Carioca 2026: competição terá menos partidas, mudanças no mata-mata e decisão em jogo único

Carioca 2026: competição terá menos partidas, mudanças no mata-mata e decisão em jogo único

Foi definido, nesta segunda-feira (24/11), em evento na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o regulamento do Campeonato Carioca de 2026. O torneio da próxima temporada será reduzido a 10 datas, em razão do novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e terá a final disputada em jogo único no Maracanã. A estreia está prevista para o dia 14 de janeiro, com a decisão marcada para 8 de março.

No novo formato, os 12 participantes foram divididos em dois grupos, com os quatro primeiros de cada chave se classificando para o mata-mata. Nas quartas de final, que também serão em jogo único, os confrontos ocorrerão dentro da mesma chave: 1º x 4º e 2º x 3º de cada grupo. As semifinais serão disputadas em partidas de ida e volta.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Duelo entre os rivais cariocas no Campeonato Brasileiro de 2013.Vitor Silva/SSPress. Botafogo e Fluminense em partida do Campeonato Carioca de 2015.Vitor Silva/SSPress. Luiz Araújo, do Flamengo, e Martinelli, do Fluminense, em vitória Tricolor no Brasileirão.Gilvan de Souza/Flamengo Victor Sa Cesar Vallejo x Botafogo pela Copa Sulamericana no Estadio Mansiche de Trujillo. 25 de maio de 2023, Trujillo, PeruFoto: Vitor Silva/Botafogo

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Arquibancada vazia”: torcida do Flamengo se manifesta contra preço de ingressos

TV
“Chega de fofoca”: Bárbara Coelho assina com a Cazé TV após pedir demissão da Globo

Esportes
“Clássico Vovô”: entenda a origem do apelido de Botafogo x Fluminense

Esportes
“Entregador de coletes”: ex-jogador dispara contra Oswaldo de Oliveira e técnico rebate

Em todas as fases do mata-mata, não haverá mais vantagem do empate para o melhor colocado. Em caso de igualdade no marcador, a decisão irá para os pênaltis.

O rebaixamento também foi definido: o time com menos pontos na primeira fase descerá para a segunda divisão do Campeonato Carioca, enquanto o segundo pior colocado disputará uma partida contra o segundo melhor colocado da Série A2, com o vencedor permanecendo ou subindo à elite estadual.

Das 10 datas do Carioca, oito serão realizadas aos finais de semana, já que a competição ocorrerá em paralelo ao início do Campeonato Brasileiro.

Outra novidade envolve o VAR: as cabines serão posicionadas no lado oposto ao banco de reservas, e o árbitro de vídeo não terá comunicação com o árbitro de campo durante a revisão dos lances. A Ferj ainda não definiu a premiação da competição.

“Nosso campeonato hoje tem 10 datas, na verdade, porque a final é em partida única. A expectativa é para que a gente inicie o campeonato dia 14 de janeiro, com a final no Maracanã, em partida única, dia 08 de março”, afirmou Marcelo Vianna, vice-presidente de competições da Ferj.

“A forma do regulamento já estava definida desde o último Conselho Arbitral, mas o mais significativo foram as vantagens. Eles estabeleceram que as quartas de final e semifinal não terão mais vantagem (do empate ao melhor classificado na fase de grupos)”, completou o dirigente.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Campeonato CariocaESPORTESFERJ