Celas com TV e banheiros coletivos: saiba como é o presídio para onde Robinho foi transferido

Celas com TV e banheiros coletivos: saiba como é o presídio para onde Robinho foi transferido

O ex-atacante Robinho, condenado na Itália a 9 anos de prisão por estupro, foi levado nesta segunda-feira (17/11) para o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, no interior paulista. O local, que opera tanto com regime fechado quanto semiaberto, oferece estrutura com banheiros compartilhados, televisores e ventiladores na maior parte das celas, além de uma rotina rígida de horários.

Ele deixou a P2 de Tremembé — o conhecido “presídio dos famosos” — após solicitação de sua defesa, segundo informou a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O CR funciona desde 2001 e abriga mais detentos do que comporta oficialmente, tanto no fechado quanto no semiaberto. A maior parte dos presos vem da própria região.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Presos em cela do CR de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Camas em cela do Centro de Ressocialização de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Setor de inclusão do Centro de Ressocialização de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Presos no refeitório no Centro de Ressocialização de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Sala de aulado CR de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Cozinha do CR de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Presos durante trabalho no Centro de Ressocialização de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Biblioteca do CR de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Horta do CR de LimeiraFoto: Reprodução/ Defensoria Pública do Estado de São Paulo Horta comunitária do Centro de Ressocialização de LimeiraFoto: Divulgação/ CR de Limeira Escola pintada pelos presos do CR durante projetoFoto: Divulgação/ CR de Limeira Centro de Ressocialização de LimeiraFoto: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo Presos do CR de Limeira durante realização de cursoFoto: Divulgação/ Instituto Ação pela Paz

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Defesa pede que Hytalo Santos e o marido fiquem em Tremembé, o presídio dos famosos

Esportes
Futebol e polícia: relembre casos de jogadores que tiveram problemas com a lei

Notícias
Hytalo Santos pede transferência para presídio de famosos: “Não cabe ao preso escolher”

Famosos
Não tem saída: STF nega pedido de liberdade e Robinho será preso a qualquer momento

Uma vistoria detalhada realizada pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária (Nesc), da Defensoria Pública, em agosto de 2022, descreve de forma minuciosa como é o espaço. Veja os principais pontos:

Estrutura
O presídio é dividido em três alas, cada uma com seis celas. Nas alas A e C existem espaços adaptados para idosos. A maioria das celas dispõe de TV e ventilador. Não há distribuição dos internos por tipo de crime ou etapa do processo. A área de inclusão — onde ficam recém-chegados — comporta quatro camas e possui banheiro próprio.

As celas especiais para idosos também possuem sanitário, enquanto as demais utilizam banheiro coletivo. O CR não tem setor disciplinar nem área de seguro; sua planta arquitetônica é em formato de “U”. Em casos de punição, o preso fica isolado na inclusão, algo pouco frequente segundo a última inspeção.

Há enfermaria com dois leitos; o atendimento médico ocorre semanalmente, e o dentista visita duas vezes por semana. Situações graves são encaminhadas para unidades de saúde externas. A unidade conta com quadra poliesportiva. A vistoria mais recente registrou celas com iluminação e ventilação adequadas e sem grandes danos estruturais. A biblioteca local possui cerca de 6,5 mil obras e registra entre 270 e 280 empréstimos mensais.

Rotina diária
O recém-chegado passa por um período de 14 dias em observação e pode permanecer até cinco dias na inclusão antes de seguir para uma das alas. O presídio acolhe em média dez novos internos por mês.

Três refeições são servidas diariamente nos seguintes horários: café entre 6h e 7h, almoço entre 10h30 e 11h30 e jantar entre 16h30 e 17h30. O relatório da Defensoria cita alimentos variados, como arroz, feijão, carnes, massas, legumes, frutas, sucos e sobremesas simples como goiabada e gelatina.

O banho de sol acontece das 9h às 11h e das 13h às 15h. O período de trabalho ocorre entre 7h e 16h. As aulas regulares e cursos acontecem das 18h45 às 22h, enquanto o ensino básico vai das 15h50 às 22h. A água quente fica disponível entre 6h30 e 7h30 e de 16h30 a 18h.

Nos fins de semana, há atividades de lazer com filmes, dama e futebol, além de cultos religiosos. As visitas são autorizadas aos sábados e domingos, das 9h às 15h, com revista sem necessidade de tirar a roupa. Os internos afirmam que a visita íntima é permitida na própria cela. O fechamento das alas ocorre às 22h.

Horta e produção de alimentos
O CR mantém uma horta que ocupa cerca de 6,5 mil m², onde os internos cultivam diversos alimentos utilizados nas refeições e também destinados a doações. Neste ano, foram entregues cerca de uma tonelada de batata-doce e milho ao banco de alimentos municipal. Além das hortaliças, há um pomar com árvores frutíferas variadas.

Serviços prestados e capacitação
O projeto Retribuir utiliza mão de obra dos detentos para revitalizar prédios públicos, como escolas municipais, trabalho que já garantiu reconhecimento da Câmara dos Vereadores. Dentro do próprio CR, os presos montam brinquedos, sofás e outros itens.

O presídio também mantém parceria com instituições como Senai, Senac e Sebrae para cursos profissionalizantes que vão desde elétrica e pintura a polimento automotivo e metrologia. A participação em cursos e atividades laborais permite a redução de pena, com a regra de que cada três dias de trabalho equivalem à diminuição de um dia da condenação.

Esporte e lazer
A quadra de futsal é palco da “Copa do Mundo”, torneio interno semestral entre equipes que representam diferentes países. Em dias de jogos da seleção brasileira, o trabalho é suspenso para que todos possam assistir.

Espaço para crianças
Um espaço kids foi criado para melhorar a convivência entre pais presos e seus filhos durante os dias de visita.

Reconhecimento externo
O diretor da unidade, Fernando Gonçalves Pedro, foi agraciado com o Troféu Fumagalli 2023, na categoria Desenvolvimento Social. A OAB, magistrados e parlamentares também já elogiaram publicamente o trabalho do CR.

Situação de Robinho
A Justiça brasileira passou a executar a pena determinada pela Itália após homologação do STJ em 2024. Em Tremembé, o ex-jogador ficou mais de um ano em uma cela de 2 x 4 metros, dividindo o espaço com outro preso. Essa ala recebe condenados envolvidos em crimes de grande repercussão.

A expectativa é que ele permaneça em regime fechado até pelo menos 2027. Pela legislação — especialmente pelo artigo 112 da Lei de Execução Penal — condenados por crimes hediondos que são réus primários precisam cumprir ao menos 40% da pena antes de pedir progressão.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: LimeiraNotíciasRobinhoTremembé