CONMEBOL planeja levar finais da Libertadores para fora da América do Sul no futuro

CONMEBOL planeja levar finais da Libertadores para fora da América do Sul no futuro

Um continente inteiro aguarda ansiosamente a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, que será disputada no Peru no próximo dia 29 de novembro. No entanto, em meio a isso, a CONMEBOL já começa a planejar o futuro da competição. Um dos planos é levar partidas de edições futuras do torneio para fora da América do Sul. A intenção de realizar o jogo único da competição para outro continente foi revelada por um dirigente da própria entidade.

Em entrevista ao The Athletic, o diretor comercial da entidade, Juan Emilio Roa, declarou que a CONMEBOL busca ganhar novos mercados para divulgar a Libertadores de forma global.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Botafogo foi campeão da Libertadores em 2024 e garantiu vaga para o Intercontinental e pro Mundial de Clubes de 2025 (Antonio Lacerda/EFE) Reprodução O Flamengo ganhou a Libertadores em 2022 e se garantiu no Mundial de Clubes 2025 (REUTERS/Luisa Gonzalez) Palmeiras ganhou a Libertadores em 2021 e foi o primeiro representante brasileiro confirmado no Mundial de Clubes 2025 (EITAN ABRAMOVICH/AFP)

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
70% mais caro: Saiba quanto custa para assistir final entre Palmeiras e Flamengo no Peru

Esportes
Brasil tem chance de alcançar Argentina em títulos de Libertadores após avanço do Flamengo

Esportes
Análise dos grupos: Quais são os adversários dos brasileiros na Libertadores 2025

A final da Libertadores é disputada em jogo único desde 2019. Após Lima, receberam a final as cidades do Rio de Janeiro, Montevidéu, Guayaquil e Buenos Aires.

No entanto, vale lembrar que em 2018, na última edição com partidas de ida e volta, o segundo jogo da final entre River Plate e Boca Juniors foi sediado em Madri. A transferência da final do estádio Monumental, da equipe branca e vermelha, se deu após uma confusão generalizada nos arredores do estádio horas antes da decisão.

Desde 2019, as finais passaram a serem disputadas no modelo único. No primeiro ano do modelo, a decisão estava marcada para Santiago, no Chile, mas precisou ser mudada de sede semanas antes por conta de protestos violentos que ocorriam no país. A decisão entre Flamengo e River Plate acabou sendo realizada em Lima, no Peru, mesmo palco da final de 2025, com o título ficando com o rubro-negro.

Em 2020, a decisão foi realizada no estádio do Maracanã, com final brasileira entre Palmeiras e Santos. No entanto, o evento teve uma grande limitação de público, por conta da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, 2021, a decisão voltou a ter dois times brasileiros: Flamengo e Palmeiras, e foi disputada no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Em 2022, a decisão, também com final brasileira entre Flamengo e Athletico-PR, foi realizada em Guaiaquil, no Equador. Em 2023, o Maracanã voltou a ser palco para a decisão entre Fluminense e Boca Jrs, com direito a título inédito do tricolor. No ano passado, duas equipes brasileiras voltaram a decidir a libertadores: Botafogo vs Atlético-MG, com a final disputada no estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: ESPORTESFlamengolibertadoresPalmeiras