Um continente inteiro aguarda ansiosamente a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, que será disputada no Peru no próximo dia 29 de novembro. No entanto, em meio a isso, a CONMEBOL já começa a planejar o futuro da competição. Um dos planos é levar partidas de edições futuras do torneio para fora da América do Sul. A intenção de realizar o jogo único da competição para outro continente foi revelada por um dirigente da própria entidade.
Em entrevista ao The Athletic, o diretor comercial da entidade, Juan Emilio Roa, declarou que a CONMEBOL busca ganhar novos mercados para divulgar a Libertadores de forma global.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Botafogo foi campeão da Libertadores em 2024 e garantiu vaga para o Intercontinental e pro Mundial de Clubes de 2025 (Antonio Lacerda/EFE) Reprodução O Flamengo ganhou a Libertadores em 2022 e se garantiu no Mundial de Clubes 2025 (REUTERS/Luisa Gonzalez) Palmeiras ganhou a Libertadores em 2021 e foi o primeiro representante brasileiro confirmado no Mundial de Clubes 2025 (EITAN ABRAMOVICH/AFP)
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
70% mais caro: Saiba quanto custa para assistir final entre Palmeiras e Flamengo no Peru
Esportes
Brasil tem chance de alcançar Argentina em títulos de Libertadores após avanço do Flamengo
Esportes
Análise dos grupos: Quais são os adversários dos brasileiros na Libertadores 2025
A final da Libertadores é disputada em jogo único desde 2019. Após Lima, receberam a final as cidades do Rio de Janeiro, Montevidéu, Guayaquil e Buenos Aires.
No entanto, vale lembrar que em 2018, na última edição com partidas de ida e volta, o segundo jogo da final entre River Plate e Boca Juniors foi sediado em Madri. A transferência da final do estádio Monumental, da equipe branca e vermelha, se deu após uma confusão generalizada nos arredores do estádio horas antes da decisão.
Desde 2019, as finais passaram a serem disputadas no modelo único. No primeiro ano do modelo, a decisão estava marcada para Santiago, no Chile, mas precisou ser mudada de sede semanas antes por conta de protestos violentos que ocorriam no país. A decisão entre Flamengo e River Plate acabou sendo realizada em Lima, no Peru, mesmo palco da final de 2025, com o título ficando com o rubro-negro.
Em 2020, a decisão foi realizada no estádio do Maracanã, com final brasileira entre Palmeiras e Santos. No entanto, o evento teve uma grande limitação de público, por conta da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, 2021, a decisão voltou a ter dois times brasileiros: Flamengo e Palmeiras, e foi disputada no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
Em 2022, a decisão, também com final brasileira entre Flamengo e Athletico-PR, foi realizada em Guaiaquil, no Equador. Em 2023, o Maracanã voltou a ser palco para a decisão entre Fluminense e Boca Jrs, com direito a título inédito do tricolor. No ano passado, duas equipes brasileiras voltaram a decidir a libertadores: Botafogo vs Atlético-MG, com a final disputada no estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!