Início / Versão completa
Geral

“Cota do café” leva ex-comandante da FAB a ser condenado pela Justiça

Por Metrópoles 07/11/2025 06:27
Publicidade

Um ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) foi condenado por uso e práticas irregularidades administrativas de patrimônio público, entre elas uma “cota do café” que ele cobrava de outros militares da força.

Publicidade

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o réu retirava café da sede do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília, e levava à Unidade de Barra do Garças, no Mato Grosso.

Na unidade, o ex-comandante vendia o produto aos militares cobrando um valor para que pudessem tomar. O ato foi reconhecido como enriquecimento ilícito.

Em sentença, o MPF reconheceu também que o então militar utilizou bens públicos e mão de obra para fins particulares, que configuram como dano ao patrimônio público.

Publicidade

Confira os atos que configuraram para a sentença:

Leia também

Conforme as práticas irregulares, a Justiça determinou o valor de condenação em R$ 35 mil e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais e creditícios por seis anos.

Contudo, foi determinado o mantimento do cargo público, visto que o réu já se encontrava reformado desde 2021, segundo sentença.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.