O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Sena Madureira notificou, nesta semana, os vereadores Dênis Araújo (PP) e Maycon Moreira (PSD) para que apresentem suas defesas sobre o episódio de agressão física ocorrido durante uma sessão ordinária, quando os dois parlamentares partiram para as vias de fato e a reunião precisou ser interrompida.
A partir da notificação, os vereadores têm o prazo de até 10 dias para protocolarem suas versões sobre os fatos que levaram à confusão no plenário. Depois desse período, o Conselho de Ética deverá analisar as manifestações, produzir relatório e sugerir eventuais sanções que podem ir desde advertência até penalidades mais duras, a depender da gravidade que for atribuída à conduta.
O Conselho de Ética é composto pelos vereadores Ivoneide Bernardino (PL), Francisco Maia (PP) e Carlos Beliza (PL). O colegiado foi instituído recentemente pela Mesa Diretora justamente para tratar do caso envolvendo Denis e Maycon, após a repercussão negativa das imagens da briga dentro do Legislativo municipal.
O episódio que motivou a abertura do processo disciplinar ocorreu durante uma sessão realizada no dia 7 de outubro, quando uma discussão em torno de um projeto de lei e de críticas feitas na tribuna terminou em empurrões e troca de socos entre os dois parlamentares, forçando a suspensão dos trabalhos. As cenas foram registradas em vídeo e circularam em redes nacionais de TV e portais de notícia, como CNN Brasil, Congresso em Foco e outros veículos, projetando o nome de Sena Madureira negativamente em todo o país.
Com a formalização das notificações, o caso entra agora em uma nova fase, de caráter interno, em que caberá ao Conselho de Ética ouvir as partes envolvidas, avaliar se houve quebra de decoro parlamentar e definir que encaminhamento sugerir ao plenário da Câmara. A expectativa é de que, após a apresentação das defesas e a conclusão do relatório, o tema volte a ser discutido em sessão, desta vez em tom mais institucional, para que a Casa dê uma resposta oficial à sociedade sobre o comportamento de seus representantes.
RELEMBRE O EPISÓDIO