O diretor operacional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Tiênio Rodrigues Costa, foi exonerado do cargo após ser denunciado por suposta agressão contra a ex-companheira. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) na tarde desta sexta-feira (28).
A ocorrência teria acontecido no último dia 10, em frente à residência da vítima, em Rio Branco. De acordo com testemunhas, Tiênio chegou ao local em um veículo oficial do Iapen e abordou a mulher, que estava em uma motocicleta. Após uma discussão, a vítima desceu da moto e apoiou o braço na janela do carro. Nesse momento, o diretor teria acelerado repentinamente, provocando a queda da mulher.
A vítima desmaiou após o impacto e foi socorrida por moradores da região. Ela sofreu escoriações nas coxas, joelhos, antebraços, barriga e mão direita.
Mesmo ferida, ela procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde registrou o boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva. A mulher também foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito.
Em nota, o Iapen informou que está colaborando com as investigações para o esclarecimento dos fatos. Para ocupar o cargo deixado por Tiênio Rodrigues, foi nomeado Maycon Mendonça de Mesquita.