Enem 2025: 27% dos inscritos faltam no primeiro dia de prova; MEC diz que aplicação ocorreu com tranquilidade

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma taxa de abstenção de 27%, número semelhante ao do ano passado (26,6%) e menor que o de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o balanço geral foi positivo e o exame ocorreu dentro da normalidade.

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro na noite deste domingo (9), destacando que mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos em todo o país.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 3.240 participantes foram eliminados por diferentes irregularidades, como o uso de materiais impressos, porte de equipamentos eletrônicos e descumprimento das orientações dos fiscais.

Gabarito sai na quinta-feira (13)

Camilo Santana anunciou que o gabarito oficial do primeiro dia de prova será divulgado na próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios e contou com a participação de mais de 300 mil colaboradores.

Neste domingo, os candidatos responderam a 90 questões objetivas das áreas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias — abrangendo português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação —, além da redação.

O tema da redação deste ano abordou “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, o que, segundo o ministro, é um assunto “muito atual e necessário”.

“O país começou a inverter sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas. É um tema que exige um olhar cuidadoso de todos nós”, destacou Camilo.

Especialistas consultados pela Agência Brasil afirmaram que a proposta incentivou debates importantes sobre o etarismo — preconceito com base na idade — e a valorização dos direitos da pessoa idosa.

“Prova linda”, diz presidente do Inep

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, avaliou de forma positiva o exame e elogiou sua elaboração.

“A prova estava linda, maravilhosa. Trabalhou bem as habilidades e os conhecimentos das nossas referências curriculares”, afirmou.

O ministro também lembrou que a reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes do Paraná que foram afetados pelo tornado.

Segundo dia de provas

O Enem continua no próximo domingo (16), quando os participantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.

Além de avaliar a qualidade da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A nota obtida pode ser utilizada no Sisu (para universidades públicas), no Prouni (para bolsas em instituições privadas) e no Fies (para financiamento estudantil).

Informações via Agência Brasil.

Categories: Geral