Início / Versão completa
Geral

EUA incluirá Cartel de Los Soles em lista de grupos terroristas

Por Metrópoles 17/11/2025 11:27
Publicidade

Os Estados Unidos irão designar o Cartel de Los Soles, grupo criminoso que atua no narcotráfico, como “Organização Terrorista Estrangeira”. A decisão, publicada pelo  Secretário de Estado Marco Rubio nesse domingo (16/11), enfatiza que a facção é liderada pelo “ilegítimo Nicolás Maduro”, presidente da Venezuela, e que o pedido da sanção será efetivado porque o cartel é responsável pela “violência terrorista” em todo o hemisfério norte.

Publicidade

“O [Cartel de los Soles] corrompeu as instituições governamentais da Venezuela e é responsável pela violência terrorista perpetrada por e em conjunto com outros”, escreveu Rubio, em uma pubicação no X.

O Cartel de Los Soles já havia sido designado como organização terrorista pelo Departamento do Tesouro. No entanto, o enfoque das sanções foi apenas em ativos financeiros do grupo criminoso. Com a determinação do Departamento de Estado, ações mais drásticas podem ser tomadas, como proibir membros do Cartel de Los Soles de ingressarem nos EUA, além de tornar crime federal grave o apoio material (fornecimento de armas) ou subsídios à organização.

Leia também

O governo norte-americano considera que a sede do Cartel de Los Soles está situada em solo venezuelano, uma vez que Maduro supostamente lidera a organização criminosa e a presença militar dos EUA perto do país impediria o transporte de drogas.

“Nem Maduro nem seus aliados representam o governo legítimo da Venezuela. O Cartel de los Soles, juntamente com outras FTOs designadas, incluindo o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, é responsável por atos de violência terrorista em todo o hemisfério, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa. Os Estados Unidos continuarão a utilizar todas as ferramentas disponíveis para proteger os seus interesses de segurança nacional e negar financiamento e recursos a narcoterroristas”, comunicou o Departamento de Estado dos EUA, em nota.

Maduro nega qualquer associação ao narcotráfico e alega que Donald Trump utiliza de uma falsa narrativa para invadir a Venezuela e retirá-lo da governança.

O governo venezuelano afirma que não contribui com o narcotráfico e já justificou que o país sequer foi mencionadono Relatório Mundial sobre Drogas de 2025 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Undoc), reforçando ser um “país livre de cultivos ilícitos”.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.