O Festival Cena 2K, até então um dos mais importantes eventos de rap e trap do país, chega ao seu último dia de realização aos cambaleios, como nunca antes visto na história do evento. A situação é tão agravante, que ainda não se pode mesurar tamanho prejuízo aos artistas, ao público, e principalmente para a organização. A enxurrada de críticas nas redes sociais foi tão grande a ponto de furar a bolha consumidora deste nicho musical. Até o presente momento, nada se compara ao ocorrido com as atrações principais do evento: todas foram canceladas.
As reclamações de artistas consagrados no cenário brasileiro e estrangeiro foram constantes. Isso porque, o evento de rap foi marcado por polêmicas, que vão das acusações de falta de pagamento por parte dos artistas ao cancelamento.
Logo na sexta-feira (21/11), 1º dia de shows na Arena Corinthians, em São Paulo, algumas informações apuradas pela reportagem do portal LeoDias davam conta dos primeiros cancelamentos de apresentações no evento por falta de pagamento de cachê.
Na lista estavam os americanos ASAP Ferg, Lil Gotit e Zukenee, que poucas horas depois confirmaram.
“Brasil, me desculpe mas não posso comparecer. Vou compensá-los”, disse o rapper Zukenee em seu perfil no Instagram.
Reprodução/Redes Sociais
Leia Também
Música
Israel e Thiago, “Os Caras do Arrocha“, mandam recado para Leo Dias
Música
Lançamentos da Semana: Naiara Azevedo com Ana Castela e o comeback do Stray Kids
Música
O bom filho à casa torna: Marlus Viana volta com tudo como vocalista da Calcinha Preta
Lil Gotit foi na mesma linha, mas chegou a culpar a organização: “Não poderei me apresentar no Cena2k25 devido a motivos relacionados ao festival. Sinto muito, pessoal. Amo vocês. Espero que possamos organizar algo em breve para compensar isso”.
A brasileira Plumasdecera detalhou a falta de acordo: “Passei o valor do meu cachê desde o começo. Deixei claro que só toparia fazer esse festival pelo valor”.
“A produção voltou oferecendo menos e dizendo que não tinha orçamento pra chegar no valor que eu pedi. Respondi que podíamos encerrar por ali. Eles perguntaram se eu ainda iria me apresentar e eu disse que não, porque não houve acordo”, continuou a artista underground.
Ryu, The Runner, que afirmou ter investido R$ 40 mil com inovações para sua apresentação, teve o show cancelado quando já estava preparado para cantar.
Mais problemas no sábado (22/11)
A expectativa dos fãs de uma melhora na organização para o segundo dia durou pouco. As reclamações começaram pela ausência de divulgação do horário das apresentações de cada artista.
A indefinição gerou dúvidas quanto aos shows que de fato aconteceriam e quais estariam cancelados, além de discursos conflitantes entre os próprios artistas.
Um claro exemplo ocorreu quanto às apresentações na faixa das 17h no Palco Mundo, o principal do Festival Cena. KayG (16h30), Danzo (16h50), Meno Tody (17h) e Franco, The Sir (17h) anunciaram, por conta própria, a hora que subiriam ao palco.
Já Caio Luccas, que afirma que se apresentaria às 16h55, teve o show reprogramado para às 20h. Ele já estava no camarim esperando ser chamado foi informado da mudança.
LH Chucro, Trunks e Alee tiveram seus microfones cortados durante o show. O público reagiu com vaias e xingamentos direcionados à organização do Cena.
Barona, que subiu ao palco, relatou que a produção não garantiu estrutura de camarim. Ela afirma que o local não contava com alimentação, bebidas quentes e em pouca quantidade
Reclamações do público
Em meio a sequência de erros e trocas de acusações, o público passou a se manifestar contra o Festival Cena: “As pessoas vão lá, gastam uma grana pra ver o que foi prometido e simplesmente no dia avisam que várias atrações não vêm. É o maior roubo, golpe ou como queiram chamar… e ninguém é responsabilizado”, criticou um internauta.
“O Cena 2025 é a maior vergonha da história do trap nacional”, disse outro perfil, seguido por um terceiro: “Depois desse ano, acho difícil ter uma próxima edição. Já vai estar todo mundo desconfiado”.
Por fim, o banho de água fria no público de domingo (23/11). Nas últimas horas do segundo dia de apresentações, o Festival Cena oficializou o cancelamento de Young Thug, headline do último dia e que iria fechar o evento: “O Cena assume total responsabilidade por esse desfecho, apesar dos esforços realizados por todas as partes”.