Início / Versão completa
Geral

Ibama multa homens por interagir com baleia-jubarte debilitada

Por Metrópoles 06/11/2025 04:27
Publicidade

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou dois homens por importunar uma baleia-jubarte em Praia Grande, litoral de São Paulo.

Publicidade

O animal estava sendo monitorado desde 14 de outubro, quando foi avistado com comportamentos atípicos para a espécie. De acordo com o Ibama, a baleia se movimentava pouco e apresentava manchas esbranquiçadas na pele, além de aparente magreza.

Durante o monitoramento, os agentes identificaram dois episódios em que homens foram flagrados mergulhando próximo à baleia. A prática é proibida pela portaria 117/1996 do Ibama. De acordo com o instituto, a conduta é considerada ainda mais grave por ter ocorrido em um momento em que o animal apresentava sinais de debilidade.

Leia também

Os homens ainda fizeram imagens do momento ao lado da baleia e compartilharam imagens nas redes sociais.

“Após denúncias nas redes, o Ibama multou cada um dos envolvidos em R$ 2,5 mil. Eles também responderão criminalmente pelos atos praticados contra o animal, podendo ser condenados a até cinco anos de prisão, conforme a Lei nº 7.643, que dispõe sobre a pesca ou qualquer outra forma de molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras”, diz nota do Ibama.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.