Israel mata chefe militar do Hezbollah em ataque aéreo no Líbano

Israel mata chefe militar do Hezbollah em ataque aéreo no Líbano

Um ataque aéreo de Israel no subúrbio de Beirute, capital do Líbano, neste domingo (23/11), matou o chefe de operações militares do Hezbollah, Haytham Ali Tabatabai.

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que Tabatabai foi morto em um ataque conduzido por drones. O comandante liderava a Força Radwan e era responsável pelas operações do Hezbollah na Síria.

Ao todo, cinco pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas no ataque, que destruiu dois andares de um edifício no bairro de Dahiyeh, no sul da capital libanesa.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, no início de novembro, também atacou o sul de Beirute, mirando unidades responsáveis por reconstruir a capacidade bélica da organização, que recebe apoio do Irã.

Israel já havia tentado matar Tabatabai em outras duas ocasiões, mas o líder militar do Hezbollah não havia sido neutralizado até então.

ELIMINATED: Haytham Ali Tabatabai, Hezbollah’s Chief of General Staff, in the Beirut area.

Tabatabai, a veteran operative since the 1980s, commanded the Radwan Force, led Hezbollah operations in Syria, and entrenched its operational and combat capabilities.

During the war… pic.twitter.com/mCllkJOole

— Israel Defense Forces (@IDF) November 23, 2025

Categories: Geral
Tags: beiruteGuerraisraelMUNDO