Jaraguá e Joinville protagonizam a maior rivalidade do futsal catarinense. O jogo envolve títulos e intensidade em quadra, tornando qualquer duelo decisivo uma atração à parte. Na próxima segunda-feira (3/11), às 20h (horário de Brasília), os clubes se enfrentam pelas quartas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). O encontro relembra a única final que travaram na história da competição, em 2007.
Liga Futsal 2007
Na temporada de 2007, 20 clubes disputaram a primeira fase da LNF. O Jaraguá terminou em segundo lugar, com 43 pontos, um atrás do líder Ulbra, enquanto o Joinville ficou em sexto, com 32. Os 12 primeiros avançavam à segunda fase, mas a Unisul (12°) e o Atlântico (13°) empataram em pontos, sendo necessário um playoff que classificou o time gaúcho.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Lenísio e Falcão comemora gol do Jaraguá Fustal na final diante do JECReprodução/Sportv Falcão levanta o caneco para o Jaraguá da Liga Futsal (LNF)Reprodução/Sportv Após vitoria contra o Joinville, Jaraguá Futsal vence a Liga Futsal de 2007Divulgação/Jaraguá Futsal
Falcão, atua pelo Malwee/Jaraguá Futsal em 2007Divulgação/Jaraguá Futsal
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Confira os times classificados para as quartas de final da Liga Nacional de Futsal
Esportes
Falcão critica ausência de ídolos e jogadas plásticas no futsal brasileiro: “Escassos”
Esportes
Ao portal LeoDias, Falcão explica venda de mansão em SP: “Casa ficou grande”
Os classificados foram divididos em dois grupos de seis times cada. No Grupo A, Ulbra, Orlândia, Atlântico, São Caetano, Teresópolis e Minas; no Grupo B, Jaraguá, Joinville, Caxias, Umuarama, Carlos Barbosa e Horizontina. Os dois melhores de cada grupo avançavam às semifinais.
Semifinais
O Joinville eliminou o favorito Ulbra com vitória por 2 a 1 na ida e empate de 1 a 1 na volta. O Jaraguá enfrentou mais dificuldade contra o Orlândia, perdeu o primeiro jogo por 5 a 3, mas venceu a volta por 4 a 2 no tempo normal e garantiu a classificação nas penalidades por 4 a 1.
Final
O primeiro jogo da final aconteceu em Joinville. O Jaraguá, comandado pelo técnico Fernando Ferretti, dominou a partida e abriu 4 a 1 no primeiro tempo, com gols de Tiago, Ari (duas vezes) e Chico. Junai descontou para o JEC nos segundos finais. No segundo tempo, Lenísio e Falcão aumentaram para 6 a 1, consolidando a goleada na ida.
No jogo de volta, em Jaraguá do Sul, o Aurinegro precisou apenas de uma pequena vantagem para garantir o bicampeonato, mas não se limitou a isso. William abriu o placar no primeiro minuto e Ari ampliou antes do intervalo. Simi diminuiu para o Joinville, mas Lenísio colocou o Jaraguá novamente em vantagem de dois gols. Mithyuê ainda marcou pelo JEC, mas Ari e Jean definiram 5 a 2. Frede descontou no final, fechando o placar em 5 a 3 e garantindo o título.
Destaques e premiações de 2007
O Jaraguá dominou a seleção da LNF em 2007, com Tiago (goleiro), Chico (fixo), Falcão (ala), Lenísio (pivô) e o técnico Fernando Ferretti. O único não aurinegro na seleção foi Mithyuê, do Joinville, que também recebeu o prêmio de “Revelação”. Falcão foi eleito o melhor jogador da LNF, enquanto William, do Jaraguá, foi artilheiro com 31 gols.
Títulos e retrospecto recente
Após 2007, o Jaraguá disputou mais três finais consecutivas, conquistando dois títulos (2008 e 2010) e sendo vice em 2009. O clube só voltou a vencer a LNF em 2024, contra o Praia Clube, totalizando cinco títulos, empatado com Carlos Barbosa.
O Joinvill, por sua vez, soma um título da LNF, conquistado em 2017, e acumula quatro finais disputadas, incluindo vices para Jaraguá (2007), Orlândia (2012) e Atlântico (2023).
Reencontro em mata-mata da LNF 2025
Os catarinenses se enfrentam novamente nesta segunda, às 20h, no Centreventos Cau Hansen. A decisão de volta será no domingo, dia 9, às 16h, na Arena Jaraguá. O vencedor encara o ganhador de Atlântico x Cascavel na semifinal, mantendo viva a rivalidade que é referência do futsal no estado.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!