A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 conta com diversos jogadores midiáticos, como Neymar Jr., Philippe Coutinho, Thiago Silva e Memphis Depay, que, respectivamente, possuem 231 milhões, 23, 3 milhões, 21, 1 milhões e 20 milhões de seguidores no Instagram.
Com tantos astros fortes nas mídias digitais, apenas seis equipes — Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Internacional, Ceará e Vitória — possuem mais seguidores do que todo o elenco profissional.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Memphis DepayReprodução Coutinho foi apresentado à torcida do Vasco com grande festa em São Januário (Reprodução) Thiago Silva foi o autor do gol de voleio que garantiu a vitória tricolor contra o Juventude / Reprodução: Fluminense Neymar foi um destaque negativo da derrota do Santos para o Flamengo / Fotos: Raul Baretta/ Santos FC
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Mata o jogo”: Memphis critica gramado sintético, ganha apoio de Neymar e reacende debate
Esportes
Corinthians: “Quem fez o contrato com o Memphis tinha que ir preso”, dispara Andrés Sanchez
Esportes
Depay celebra nova fase e elogia o Brasil: “Estou me curando de cicatrizes”
Os clubes de maior torcida do Brasil — Flamengo e Corinthians — lideram também o ranking de equipes com mais seguidores nas redes sociais, com, respectivamente, 23, 2 milhões e 14, 5 milhões de seguidores no Instagram. Porém, a quantia de fãs nas pesquisas nem sempre se reflete no engajamento obtido nas mídias. O Santos, por exemplo, que não figura entre as cinco maiores torcidas do país, está em 3º no ranking de seguidores no Instagram, com 7,7 milhões.
“A relação fã e atleta se intensificou com o avanço da tecnologia. Os torcedores querem estar próximos do ídolo e a geração de conteúdo promovida no perfil do atleta, quando relevante, proporciona engajamento, encurta a distância para o público e faz a base fãs do jogador aumentar”, afirma Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.
Palmeiras e São Paulo, rivais que comumente aparecem entre a 3ª e a 4ª maior torcida do Brasil, fecham o top 5 de equipes mais seguidas no Instagram com, respectivamente, 7,5 milhões e 7 milhões de seguidores. Alexandre Vasconcellos, comenta sobre a tendência dos torcedores mais jovens de acompanhar mais atletas do que os próprios times nacionais.
“O atleta enquanto indivíduo também virou fonte de entretenimento. Ele é conteúdo nas redes e canais esportivos, escalado em times de fantasy, managers e cartas em videogames, fora ser objeto de apostas esportivas em gols marcados, cartões e outros dados derivados de sua atuação”, conclui o regional manager.
Se fora das quatro linhas, a tecnologia tem mudado a forma dos jovens consumirem o esporte, dentro do campo de jogo, a revolução digital também tem mexido com a maneira em que os atletas, principalmente os mais novos, são avaliados pelos clubes.
Marcela Geremias, jogadora do sub-15 do Corinthians, é um exemplo disso. Natural de Santa Catarina, a meio-campista se inscreveu no ‘’A Jornada’’, projeto que tinha o propósito de descobrir os primeiros atletas por meio de IA no futebol, aplicativo alemão de inteligência artificial que identifica jovens talentos no futebol brasileiro.
Com o desempenho apresentado pela jogadora tanto no aplicativo quanto no Avaí, o talento da catarinense atraiu os olheiros do Corinthians e o Alvinegro fechou contrato com a jovem atleta catarinense.
“A revolução digital também mudou a forma como os atletas, especialmente os mais jovens, são encontrados e avaliados pelos clubes. Marcela Geremias, jogadora do Corinthians Sub-15, é um exemplo disso. A meio-campista se inscreveu no “A Jornada” e, com uma análise de desempenho da jogadora baseada em dados, o talento da catarinense atraiu olheiros do Corinthians e o clube fechou contrato com a jovem atleta”, afirma Sven Muller.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!