Início / Versão completa
Geral

Leonardo reage e contra-ataca gravadora após ser chamado de mentiroso

Por Metrópoles 11/11/2025 06:27
Publicidade

A coluna Fábia Oliveira descobriu que, após ser chamado de mentiroso e maquiavélico, Leonardo rebateu a defesa da Sony Music na Justiça. O cantor processou a empresa por exploração indevida de suas músicas em plataformas de streaming.

Publicidade

Em sua réplica, Leonardo disse que a gravadora apresentou uma defesa prolixa e com argumentos desconexos nos quais ela própria se perde. Segundo ele, a Sony distorceu cláusulas do contrato que os vincula, deturpou conceitos jurídicos e introduziu fatos que não guardam relação com o objeto da ação judicial.

Leia também

Sem demora, a réplica do artista diz ser inconcebível que uma empresa multinacional apresente à Justiça uma defesa tão desorganizada, incoerente e que não passaria de uma pilha de papéis sem pertinência ou consistência.

3 imagensFechar modal.1 de 3

O cantor Leonardo

2 de 3

O cantor Leonardo

Reprodução/Instagram3 de 3

Leonardo

Reprodução/Instagram

Insistindo na má-fé da Sony, Leonardo pediu que a Justiça desconsidere todos os documentos juntados pela empresa estranhos ao processo ou que sejam irrelevantes ao caso. O cantor pediu, ainda, que o juiz desconsidere o pedido da gravadora de que ele preste depoimento em juízo.

O artista alegou que o processo trata de uma questão puramente jurídica e que pode ser resolvida a partir dos documentos apresentados, tornando-se desnecessário o seu depoimento.

Relembre o caso e o que disse a Sony

Leonardo acusou a Sony de estar explorando seu material em mídias que não existiam quando um contrato de 1998 foi assinado. O sertanejo afirmou não receber os valores que a empresa ganha com o catálogo disponível on-line e pediu liminar para impedir a gravadora de explorar seu catálogo, além da transferência de todas as informações, os metadados e a base de dados de suas faixas a uma agregadora a ser indicada por ele.

Em sua defesa, a gravadora acusou o sertanejo de mover ação recheada de mentiras e voltada, maquiavelicamente, a usurpar seus direitos e ludibriar o Judiciário.

Categoricamente e dando continuidade à aspereza de sua defesa, a Sony afirmou que Leonardo já era um homem de sucesso, rico e com conhecimento suficiente para compreender o teor do contrato assinado com a empresa.

Leonardo sustentou na ação que a Sony Music explora suas músicas on-line, modalidade que não teria sido prevista formalmente e aufere lucros indevidos. A empresa, no entanto, desmentiu o músico e apresentou termo aditivo ao contrato celebrado em que a comercialização de seus fonogramas pela internet aparece discutida e regulada.

Avançando para outro aspecto do caso, a Sony alegou que todos os ilícitos dos quais é acusada por Leonardo passam de, pelo menos, uma década. Logo, pelo decurso do tempo, o cantor já teria perdido o direito a indenizações, tendo em vista a prescrição de seus supostos direitos.

A ré disse, também, que Leonardo ampliou sua fortuna e seus rendimentos por causa do trabalho que ela fez com suas músicas e que, não satisfeito, busca tirar direitos legítimos da gravadora e a possibilidade de recuperar todo o investimento feito em sua carreira.

Ao longo das 75 páginas de defesa, a Sony Music reafirmou ser proprietária dos direitos sobre os fonogramas e videogramas de Leonardo e acusa o artista de mentir, agir sem pudores e praticar golpe na “gravadora que tanto o acolheu”.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.