Belém — O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (5/11) que o presidente Lula decidiu ir à reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Colômbia, em “solidariedade” à Venezuela.
Em conversa com a imprensa, Vieira afirmou que a agenda de Lula na reunião da Celac, que acontecerá na cidade colombiana de Santa Marta, será em apoio a Venezuela, que tem sido alvo de ameaças de invasão por parte dos Estados Unidos.
“Essa reunião vai tratar da sua agenda, da sua pauta. E é um apoio, é uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse: a posição da nossa política externa é de que a América Latina e sobretudo a América do Sul, as Américas, são uma região de paz e cooperação”, afirmou Vieira.
O presidente Lula em evento pré-COP30
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula em evento pré-COP30
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula em evento pré-COP30
Ricardo Stuckert / PR
O chanceler brasileiro ressaltou que haverá participação de países da União Europeia na reunião da Celac na Colômbia. Segundo ele, como o Brasil foi “inspirador” da criação do bloco, a presença brasileira seria essencial para o “formato pleno” da reunião.
Leia também
-
Tarifaço: Vieira diz que conversará com Rubio na próxima semana
-
Vídeo: chef explica por que se negou a cozinhar para príncipe William
-
Lula decide ir à Colômbia para discutir Venezuela antes da COP30
-
Tarcísio decide não ir para COP30, mas enviará representante
Lula na Colômbia
Como antecipou a coluna, Lula decidiu deixar o Pará, onde a COP30 começa na segunda-feira (10/9), para ir à Colômbia no fim de semana, participar da reunião da Celac. Com isso, ele cancelou agenda que teria em Fernando de Noronha (PE) no sábado (8/11).
Lula está na capital paraense desde o sábado (1º/11). Até então, ele ficaria na cidade até o fim de semana, quando embarcaria para Noronha, para o lançamento de um projeto de energia solar na ilha. De lá, retornaria para a capital paraense para o início da COP30.
Agora, Lula trocará a agenda em Noronha pela reunião da Celac, na Colômbia. Antes disso, o petista participará em Belém da cúpula dos chefes de Estado da COP30. O evento está marcado para acontecer na quinta-feira (6/11) e na sexta-feira (7/11).