Início / Versão completa
Geral

“Não é solução”, diz secretário de Segurança sobre ocupação de favelas

Por Metrópoles 02/11/2025 22:27
Publicidade

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Cesar, uma ocupação permanente de forças policiais em favelas do estado “não é solução”. O debate sobre uma reocupação dos Complexos da Penha e Alemão ocorre após a megaoperação do dia 28 de outubro nas comunidades. Ao todo, 121 pessoas morreram no confronto, entre elas quatro policiais.

Publicidade

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (2/11), Victor Cesar afirmou que o efetivo policial é insuficiente para manter ações permanentes em todas as comunidades do Rio.

“No Rio de Janeiro, infelizmente, nós temos quase um quarto da população morando em favela. São mil e novecentas favelas no Rio de Janeiro. Se a gente pegar todo o efetivo, cem por cento, das polícias – cinquenta e três mil policiais – e dividirmos pelas comunidades, daria cerca de sete policiais por comunidade. Então, ocupação não é a solução”, disse.

Leia também

Nos últimos anos, o Comando Vermelho (CV) tem intensificado a expansão territorial dentro e fora do estado. “Antes dessa operação, até o final de setembro, só a Polícia Civil havia prendido, em cerca de um ano, 449 lideranças de fora do estado, fora as apreensões da Polícia Militar, que também deteve centenas”, afirmou o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, em entrevista coletiva.

Palco da recente operação, os complexos da Penha e o do Alemão são considerados redutos estratégicos da facção. Segundo a Polícia Civil, 33 suspeitos de outros estados foram presos na região.

A ação policial mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias civil e militar e resultou em centenas de mortes. Foram presas 81 pessoas e apreendidos pelo menos 93 fuzis, além de pistolas, granadas e mais de 500 kg de drogas.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.