Opera Acre ultrapassa 12,8 mil cirurgias e consolida regionalização da saúde em todo o estado

Foto: Tiago Araújo/Sesacre

De janeiro a outubro de 2025, o Programa Opera Acre ultrapassou a marca de 12,8 mil cirurgias realizadas em todas as regionais do estado. O resultado reflete o sucesso da iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) em reduzir a fila de espera por procedimentos e garantir acesso mais rápido e humanizado à população. A expectativa é manter o ritmo até o fim do ano, ampliando ainda mais o alcance dos atendimentos.

Integrado ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde, o Opera Acre foi criado com o objetivo de aumentar o número de cirurgias eletivas, reduzir o tempo de espera e qualificar o atendimento hospitalar. As ações são realizadas, em grande parte, nos fins de semana, por meio de mutirões cirúrgicos que otimizam a estrutura dos hospitais e ampliam o número de pacientes atendidos sem comprometer a rotina assistencial.

“Estamos dando continuidade a um trabalho que tem transformado a realidade cirúrgica do estado. Reativamos os sete centros cirúrgicos do Acre — em Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Tarauacá e Brasileia — e, todo fim de semana, realizamos mutirões nessas unidades. Iniciamos novembro com novas edições do programa, reforçando o compromisso da Sesacre em garantir cirurgias com qualidade e agilidade”, destacou Shirley Nascimento, chefe do Núcleo de Regulação de Cirurgias da Sesacre e coordenadora do Opera Acre.

Mais do que números, o programa representa um compromisso com a humanização do atendimento e a regionalização da saúde, levando procedimentos de média e alta complexidade para mais perto dos pacientes e diminuindo a necessidade de deslocamentos até a capital.

Um exemplo desse impacto é o trabalho realizado no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, que tem recebido mutirões regulares. A unidade, uma das sete com centro cirúrgico ativo no estado, tem beneficiado moradores da regional e de outros municípios.

Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“O nosso mutirão começa na sexta-feira e segue até domingo, com atendimentos nas áreas de cirurgia geral e ginecologia. Essa ação reduz a fila de espera e evita que pacientes precisem se deslocar até Rio Branco, garantindo mais agilidade e segurança nos procedimentos”, explicou Luzinete Santos, gerente de assistência do hospital.

O cirurgião Yotaro Suzuki também destacou a importância do programa, relatando que as equipes estão realizando cirurgias de hérnias incisionais no Alto Acre. “O Acre hoje tem toda a sua capacidade cirúrgica ativa. Nosso objetivo é oferecer atendimento de qualidade e permitir que o paciente retorne para casa com sua saúde restabelecida e com dignidade”, afirmou.

Paralelamente aos mutirões, as unidades hospitalares da rede estadual seguem com a rotina de cirurgias eletivas, de urgência e emergência, o que aumenta o volume total de atendimentos e fortalece o sistema público de saúde.

Entre sexta-feira (7) e domingo (9), novas edições do Opera Acre estão sendo realizadas em diversas unidades. No Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, estão previstas quatro cirurgias ginecológicas; na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco, serão 38 procedimentos nas áreas de cirurgia plástica, ortopedia, ginecologia e vascular; no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, dez cirurgias gerais; e no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, 30 procedimentos entre ginecologia e cirurgia geral.

A paciente Rozemir Ferreira, de 53 anos, é uma das beneficiadas pelos mutirões. “Fui muito bem acolhida e estou feliz por ter feito minha cirurgia perto de casa. Agora posso retomar minhas atividades sem dor. Esse programa é uma bênção, porque ajuda muita gente e traz esperança para quem está esperando por tratamento”, relatou.

Consolidado como uma das principais políticas públicas do governo do Acre, o Opera Acre alia planejamento, investimento e mobilização de equipes médicas para enfrentar gargalos históricos da saúde pública e levar atendimento de qualidade, com eficiência e humanidade, a todos os acreanos.

Via Agência de Notícias do Acre.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE