Início / Versão completa
ACRE

Parceria entre Educação e Ifac fortalece ensino de Ciências e Astronomia em escolas de Cruzeiro do Sul

Por Cris Menezes 24/11/2025 16:22
Publicidade
Momento da entrega de telescópios às escolas participantes do projeto de Ciências e Astronomia da SEE e do Ifac. Foto: Glédisson Albano/SEE

A parceria firmada entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e o Instituto Federal do Acre (Ifac) ao longo de 2025 levou atividades de Astronomia, Ciências e experimentação a escolas de Cruzeiro do Sul, nas áreas urbana e rural. O projeto foi encerrado na sexta-feira, 22, com a entrega de telescópios às dez unidades de ensino participantes.

Publicidade

O assessor de Ensino das escolas integrais da SEE em Cruzeiro do Sul, Rodrigo Andrade, destacou que a iniciativa consolidou ações voltadas ao incentivo ao estudo de Física, Química e Biologia: “Esse foi um ano de resultados concretos para a educação científica no Acre. A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Campus Cruzeiro do Sul do Ifac, levou às nossas escolas de tempo integral formação qualificada para professores, doação de equipamentos e atividades práticas de astronomia, física, química e biologia. Tudo o que planejamos foi entregue.”, afirmou.

Os trabalhos envolveram oficinas, práticas experimentais e preparação para olimpíadas científicas. De acordo com o professor de Física do Ifac e coordenador do curso, Gedeel dos Santos, o projeto abrangeu três ações de extensão voltadas à democratização das olimpíadas de conhecimento.

“Fizemos visitas às escolas, oferecemos aulas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e para a Mostra de Foguetes. Também auxiliamos na construção dos foguetes e realizamos os lançamentos na Arena do Juruá. A recepção foi positiva e nossa intenção é ampliar o alcance em 2025, incluindo o ensino fundamental”, explicou.

Publicidade

As escolas participantes receberam telescópios de alcance lunar, que terão uso pedagógico nas aulas de Ciências e Física. Para a coordenadora de Ensino da Escola Integral Maria Lima de Sousa, Élida Teles, a doação amplia as possibilidades de aprendizagem.

“O equipamento será mais uma ferramenta no processo de ensino, que os professores e alunos poderão explorar. Somos gratos ao Ifac pela parceria, que já proporcionou experiências importantes aos nossos estudantes”, declarou.

Equipe da SEE e do Ifac acompanham ações do projeto que levou atividades de Astronomia a escolas urbanas e rurais de Cruzeiro do Sul. Foto: Glédisson Albano/SEE

O coordenador-geral da Representação da Secretaria de Educação em Cruzeiro do Sul, Aderlan Gomes, afirmou que o governo do Estado vem investindo em laboratórios de Física, Matemática e Química nas escolas e ressaltou a importância das ações conjuntas: “Parcerias que agregam ao processo de ensino são sempre bem-vindas. Essa colaboração com o Ifac soma-se à estrutura que já temos implantada”.

Professores e estudantes se preparam para olimpíadas científicas promovidas pelo Ifac, em parceria com a SEE. Foto: Glédisson Albano/SEE

A SEE e o Ifac devem ampliar as atividades em 2025, com novas formações e ações práticas voltadas ao estímulo do ensino de Ciências no Vale do Juruá.

Via Secom

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.