Início / Versão completa
POLICIAL

PF cumpre mandados no Acre e investiga empresas de fachada usadas em crimes financeiros

Por Marcos Henrique 18/11/2025 10:16
Publicidade
Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Fumus Pecuniae, voltada a desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em crimes financeiros na região do Alto Acre. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Epitaciolândia, Brasiléia e Rio Branco.

Publicidade

As investigações começaram em agosto de 2022, após uma denúncia apontar que um empresário do setor de importação e exportação, junto com pessoas associadas a ele, estaria usando várias empresas para esconder ou disfarçar a origem de valores ligados a atividades ilícitas.

Com autorização da Justiça Federal, a PF revelou uma complexa estrutura financeira envolvendo empresas que, supostamente, atuavam no ramo alimentício. Entre 2019 e 2023, o grupo teria movimentado mais de R$ 220 milhões. Apenas uma dessas empresas concentrou cerca de R$ 184 milhões no período, e há indícios de que algumas delas funcionavam apenas no papel, como empresas de fachada.

As análises também identificaram depósitos em espécie de altos valores, misturados com recursos lícitos — prática conhecida como “mescla”, comum em esquemas de lavagem de dinheiro. Além disso, foram detectadas operações suspeitas de câmbio ilegal e movimentações incompatíveis com as atividades declaradas.

Publicidade

A ação desta terça-feira tem como objetivo reunir novas provas e avançar na responsabilização dos envolvidos. As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes da organização criminosa e aprofundar o caso.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.