PF desmonta esquema milionário de extração ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó

Foto: Reprodução

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (19/11) a Operação Guerra Verde, com foco em desarticular um grupo suspeito de atuar na extração ilegal de ouro, cometer crimes ambientais e lavar dinheiro dentro da Terra Indígena Kayapó, no sul do Pará.

A ação foi autorizada pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará, que expediu quatro mandados de busca e apreensão e determinou medidas cautelares, como o afastamento de sigilos bancário e fiscal e o bloqueio e sequestro de bens dos investigados. Durante o cumprimento das ordens, os agentes apreenderam documentos e celulares que devem ajudar a aprofundar as investigações.

De acordo com a PF, o grupo utilizava empresas de fachada e contas de terceiros para movimentar e esconder o dinheiro obtido com a extração ilegal. O valor bloqueado pela Justiça Federal ultrapassa R$ 14 milhões, montante considerado fruto das atividades criminosas.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e interromper os danos ambientais e financeiros causados à Terra Indígena Kayapó e ao patrimônio público.

Categories: POLICIAL