Na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, o portal Yaco News entrou novamente em contato com o observador das réguas linimétricas de Sena Madureira, Carlos Dávila, para atualizar os dados sobre o nível do Rio Iaco.
De acordo com ele, o manancial apresentou uma elevação significativa nas últimas 24 horas, passando de 3,57 metros para 5,32 metros, um aumento de 1,75 metro.
O monitoramento é realizado no ponto de medição próximo à ponte José Nogueira Sobrinho, no inicio da cidade.
Ao comparar com o mesmo período do ano passado, a diferença é considerável: em novembro de 2024, o rio marcava apenas 0,79 metro, ou seja, 4,53 metros abaixo do nível atual.
“É muita diferença de um ano para o outro. Este ano temos muito mais volume de água nesse mesmo período”, destacou Carlos Dávila.
A Defesa Civil municipal continua acompanhando diariamente o comportamento do rio e reforça que, por enquanto, não há motivo para preocupação. Conforme explicou Dávila, essa variação é típica do período de transição entre a seca e o inverno amazônico.
“O rio sobe e desce naturalmente nesta época. A elevação mais constante costuma ocorrer a partir de janeiro, com maior risco de transbordamento entre fevereiro e março”, explicou o observador.