Capa da Billboard americana de novembro, Rosalía abriu o coração em uma longa entrevista sobre seu novo álbum, “Lux”, que chegará em 7 de novembro. Gravado com a Orquestra Sinfônica de Londres, o projeto marca uma nova fase na carreira da artista catalã: mais introspectiva, espiritual e experimental.
Sobre o conceito do disco, a artista explicou: “É um álbum que eu escrevi para Deus — seja lá o que cada pessoa entende por isso. Foi feito a partir do amor e da curiosidade”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Rosalía é capa da Billboard americana de novembroBillboard / Alex G. Harper Rosalía está na Billboard americana de novembroBillboard / Alex G. Harper Rosalía está na Billboard americana de novembroBillboard / Alex G. Harper Rosalía está na Billboard americana de novembroBillboard / Alex G. Harper Rosalía está na Billboard americana de novembroBillboard / Alex G. Harper
Voltar
Próximo
Leia Também
Música
Com clipe cinematográfico, Rosalía se junta a Björk e Yves Tumor em “Berghain”
Música
De Thiaguinho a Rosalía, relembre cantores que participaram de realities e perderam
Música
Emergência pop latina! Rosalía anuncia novo álbum “Lux” para novembro deste ano
Música
Além de Rosé: idols de grupos de Kpop que acertaram ao apostar no solo
Inspirado por temas místicos e por figuras femininas como Santa Rosalia de Palermo, a poetisa taoísta Sun Bu’er e a personagem bíblica Miriam, o álbum traz 18 faixas divididas em quatro movimentos, como uma ópera. “Queria que tivesse uma estrutura muito clara: o afastamento da pureza, a presença no mundo, a amizade com Deus e o retorno. Cada parte representa um estado da alma”, disse à Billboard.
Durante o processo de criação, a cantora dedicou-se intensamente à escrita e às traduções, já que o disco é cantado em 13 idiomas diferentes. “Cada palavra foi escolhida a dedo. Tive que aprender, errar, enviar para tradutores, voltar, reescrever. Não é só sobre escrever, é sobre como soa. Passei um ano só nas letras”, afirmou.
Rosalía também contou que o álbum nasceu de uma busca pessoal por sentido e leveza: “Viver neste mundo já é muito; às vezes é demais. No melhor dos casos, espero que quem ouça sinta luz e esperança, porque foi assim que ele foi feito”.
O primeiro single, “Berghain”, lançado em outubro, reúne Björk e Yves Tumor em uma faixa de orquestra e coro operático. “Queria algo que soasse como uma ária moderna. Algo que fosse mais Puccini que pop”, destacou a artista.
Durante os três anos de criação de “Lux”, Rosalía também viveu mudanças pessoais e profissionais. Ela rompeu o noivado com Rauw Alejandro, trocou de empresário e gravou sua primeira grande atuação na série “Euphoria”, da HBO. “Foi desafiador. Eu estava gravando o álbum, produzindo e checando mixes enquanto estudava falas e filmava. Tive que dividir minha cabeça em dois mundos”, afirmou.
Mesmo com tantas transformações, a cantora disse ter alcançado um senso de plenitude no trabalho: “O sucesso, pra mim, é liberdade. E eu senti toda a liberdade que podia imaginar ao fazer esse álbum. Tudo que eu queria era colocar o que estava dentro de mim pra fora”, refletiu.