A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro alterou o cenário da luta contra o rebaixamento e ampliou o drama na parte de baixo da tabela. O Santos, derrotado pelo Palmeiras, e o Fortaleza, que empatou com o Ceará, viram suas chances de queda aumentarem de forma significativa, segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Internacional, que perdeu para o Vitória, também teve aumento no risco. O Sport, por outro lado, já está virtualmente rebaixado.
De acordo com os dados atualizados da UFMG, o Santos tem agora 50,5% de probabilidade de rebaixamento, um salto expressivo em relação aos 33,2% registrados antes da rodada. O alvinegro praiano voltou a zona de rebaixamento após a derrota no clássico. O Fortaleza, que soma 29 pontos e ainda possui um jogo a menos, aparece com 87% de risco, acima dos 79,7% da última atualização.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Neymar Jr.Fotos: Raul Baretta/ Santos FC 29/03/2025 – Fortaleza 2×0 FluminenseFoto: Samuel Andrade
Lucas Figueiredo/ CBF
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Acho que ele vai ficar no Santos”, diz Neymar pai sobre renovação do filho
Esportes
“Já falei 300 vezes”, responde Neymar, irritado com pergunta de repórter
Esportes
4 anos de Lei da SAF: o que mudou no futebol brasileiro?
Esportes
Após mortes em Colo-Colo x Fortaleza, Conmebol se manifesta sobre tragédia no Chile
O Juventude segue em situação delicada, com 91% de chance de cair, enquanto o Vitória, mesmo após vencer o Internacional, tem 47,8%. Já o Colorado aparece com 15,1% e o Grêmio, com 2,6%, mesma porcentagem do Ceará. O Bragantino figura com 2,4%, enquanto Atlético-MG, Corinthians, Vasco e São Paulo aparecem com menos de 1% de risco.
Na classificação atual, o Atlético-MG ocupa a 11ª colocação, com 40 pontos e um jogo a menos. O Bragantino vem logo atrás, em 12º, com 39 pontos, mesma pontuação de Ceará e Grêmio, que também somam 32 partidas disputadas. O Internacional, em 15º, tem 36 pontos, seguido por Vitória, com 34. O Santos aparece em 17º lugar, com 33 pontos e uma partida pendente contra o Palmeiras. O Juventude, com 29, é o 18º, e o Fortaleza, também com 29, ocupa a 19ª colocação. O Sport, na lanterna, soma 17 pontos em 31 jogos e está praticamente rebaixado.
A projeção da UFMG indica que a pontuação “mágica” para escapar da Série B nesta temporada é de 48 pontos. A partir dos 42 pontos, a probabilidade de permanência na elite já é maior do que o risco de queda. No caso do Santos, que soma 33 pontos, seriam necessários ao menos 15 para alcançar uma zona considerada segura. Com seis rodadas restantes, o desafio do time comandado por Fábio Carille é alto, especialmente por enfrentar adversários diretos e equipes da parte superior da tabela.
Segundo os cálculos, equipes que atingirem 45 a 47 pontos têm menos de 1% de risco de cair. Com 44 pontos, a chance sobe para 2,8%; com 43, para 11,4%; e com 42, para 29%. A partir daí, o risco cresce rapidamente: 41 pontos representam 54% de probabilidade de rebaixamento, 40 pontos equivalem a 76,6%, 39 a 91%, 38 a 97,8% e 37 a 100%. Os números reforçam a disputa acirrada pela sobrevivência na Série A e mostram que cada ponto pode ser decisivo na reta final do Brasileirão.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!