A Copa do Mundo de 2026, primeira da história com 48 seleções, já tem três novatos garantidos, Cabo Verde, Jordânia e Uzbequistão, mas pode ganhar novos integrantes nesta terça-feira (18/11), quando a Concacaf e a Europa fecha sua fase decisiva.
Com Estados Unidos, México e Canadá classificados como anfitriões, o continente abre espaço para países pouco tradicionais sonharem alto.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Caso confirme a vaga direta, o Suriname estreia em Copas quase um século depois da criação do campeonato, em 1930Reprodução/Instagram: @officialsvb –Surinamese Football Federation
Caso confirme a vaga direta, o Suriname estreia em Copas quase um século depois da criação do campeonato, em 1930Reprodução/Instagram: @officialsvb –Surinamese Football Federation
No Grupo B, Curaçao chega à rodada final como líder, com um ponto à frente da Jamaica. A decisão acontece em Kingston, com a ilha caribenha podendo se tornar o menor território a disputar uma Copa do MundoReprodução/Instagram: @thebluewaveffk –Curaçao National Football Team O Haiti precisa reverter uma diferença de dois gols no saldo em relação a Honduras, que lidera o Grupo CReprodução/Instagram: @fhfhaiti @fifa – Fédération Haïtienne de Football A Espanha precisa evitar uma derrota por mais de seis gols para a Turquia, em duelo marcado para o Estádio La Cartuja, em Sevilha / PedriReprodução/Instagram: @sefutbol – Selección Española Masculina de Fútbol
A Espanha precisa evitar uma derrota por mais de seis gols para a Turquia, em duelo marcado para o Estádio La Cartuja, em Sevilha / Lamine YamalReprodução/Instagram: @sefutbol – Selección Española Masculina de Fútbol
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Brasil vence a França e avança às quartas de final da Copa do Mundo sub-17
Esportes
Praia Clube busca virada sobre o Sesi Bauru e segue 100% na Superliga Masculina
Esportes
Brasil encara a Tunísia no último amistoso do ano na reta final de preparação para 2026
A disputa envolve três grupos. Os líderes de cada chave vão direto ao Mundial, e os segundos colocados avançam para a repescagem internacional. Todos os jogos começam às 22h (horário de Brasília).
Suriname
Embora seja um país sul-americano, o Suriname integra o bloco da Concacaf e vive o momento mais promissor de sua trajetória. Com 600 mil habitantes e fazendo fronteira com o Brasil, a nação concorre ponto a ponto com o Panamá pela liderança do Grupo A.
O país já revelou nomes históricos que brilharam pela Holanda, como Seedorf e Davids, e agora observa movimento, descendentes de surinameses que nasceram em solo holandês optam pela seleção dos pais. É o caso do capitão Shaquille Pinas, natural de Roterdã.
Se confirmar a vaga direta, o Suriname estreia em Copas quase um século depois da criação do campeonato, em 1930.
Curaçao
No Grupo B, Curaçao chega à rodada final como líder, com um ponto à frente da Jamaica. A decisão acontece em Kingston, com a ilha caribenha podendo se tornar o menor território a disputar uma Copa do Mundo.
Curaçao, no entanto, terá de superar um baque fora de campo, seu técnico, o experiente Dick Advocaat, retornou à Europa por questões familiares. Mesmo sem o comandante, basta um empate para garantir a classificação. Trinidad & Tobago e Bermudas estão eliminados.
Haiti, Honduras e Costa Rica
O Haiti revive o sonho de retornar a uma Copa, algo que não acontece desde 1974. Para isso, precisa reverter uma diferença de dois gols no saldo em relação à Honduras, que lidera o Grupo C. Ambos somam nove pontos.
A Costa Rica, presença constante em Mundiais (seis participações e quartas de final em 2014), aparece com seis pontos e ainda respira. Para chegar ao menos à repescagem, precisa vencer Honduras em casa. A Nicarágua, que encara o Haiti, já está fora da disputa.
Espanha
Pelo Grupo E das Eliminatórias da UEFA, a Espanha, atual campeã europeia e vencedora da Copa de 2010, entra em campo com a classificação encaminhada. Os espanhóis precisam evitar uma derrota por mais de seis gols para a Turquia, em duelo marcado para o Estádio La Cartuja, em Sevilha.
A noite na Europa também vale vaga para outras seleções.
Veja cenário:
Grupo da Áustria e Bósnia
Áustria: garante vaga se não perder para a Bósnia e Herzegovina.
Bósnia e Herzegovina: precisa vencer os austríacos.
Grupo de Bélgica, Macedônia do Norte e País de Gales
Bélgica: classifica-se vencendo Liechtenstein. Também avança com empate se a Macedônia do Norte não vencer por larga margem.
Macedônia do Norte: precisa vencer Gales e torcer por derrota ou empate da Bélgica.
País de Gales: necessita vencer a Macedônia e contar com derrota da Bélgica.
Grupo de Espanha e Turquia
Espanha: avança se não perder por mais de seis gols.
Turquia: só se classifica com vitória por diferença superior a seis gols.
Grupo de Dinamarca e Escócia
Dinamarca: garante vaga com um simples empate diante da Escócia.
Escócia: precisa vencer.
Grupo da Suíça
Suíça: classifica-se se não for derrotada por Kosovo por mais de cinco gols.
Se todos os cenários se confirmarem, a noite desta terça pode redefinir o mapa do futebol mundial, tanto na Concacaf, com a possível chegada de novos estreantes, quanto na Europa, onde potências tentam evitar sustos.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui