Acre está sob alerta de chuvas intensas neste sábado, aponta Inmet

A previsão do tempo para a Região Norte neste sábado (13) aponta céu com muitas nuvens, chuvas isoladas e pancadas acompanhadas de trovoadas em grande parte da região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas durante o período da manhã.

O aviso meteorológico abrange todo o território do Tocantins, Rondônia e Acre, além do leste e sul do Pará. Também estão incluídas áreas do norte e do sudeste ao sul do Amazonas, como os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Apuí, e ainda o norte do Amapá.

Ao longo do dia, os sete estados da Região Norte devem registrar céu encoberto. Há possibilidade de chuvas isoladas em Roraima, no Amapá, no oeste do Amazonas e em quase todo o Pará, com exceção do sudeste paraense. Pela manhã, as pancadas de chuva com trovoadas tendem a ser mais intensas no Acre, em Rondônia e no Tocantins.

Com o avanço do dia, as chuvas perdem força, mas ainda permanecem em áreas do Tocantins, do Acre, do sudeste do Pará, em municípios do Amazonas que vão de São Gabriel da Cachoeira até Boca do Acre, além do centro ao sul de Rondônia.

As chuvas isoladas também podem atingir o centro-sul de Rondônia, o Vale do Acre — incluindo a capital Rio Branco , regiões entre Miracema e o Jalapão, no Tocantins, e áreas do Pará que vão de Oriximiná a Rio Maria.

Já as pancadas de chuva mais concentradas devem ocorrer no Amazonas e em Roraima, no sul do Pará e do Tocantins, no Vale do Juruá, no Acre, e no norte de Rondônia, incluindo a capital Porto Velho.

Entre as capitais, a menor temperatura prevista é de 22 °C, em Rio Branco, enquanto a máxima pode alcançar os 34 °C, em Manaus. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 100%.

De acordo com o Inmet, as observações meteorológicas são fundamentais para previsões em tempo real, produção de estatísticas climáticas e cooperação internacional. Os dados também contribuem para o estudo do clima passado e para a elaboração das Normais Climatológicas, conforme os padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE